Unisinos recebe 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas e I Encontro Regional ICLEI Sul

Leonardo Boff é a atração principal dos eventos conjuntos, que ocorrem de 5 a 7 de julho, no auditório Padre Werner. Inscrições estão abertas

Crédito: Divulgação

O teólogo, filósofo, escritor, professor e membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra, Leonardo Boff é o destaque da programação do 1º Seminário Internacional de Mudanças Climáticas e I Encontro Regional ICLEI Sul. Os eventos conjuntos, que ocorrem de 5 a 7 de julho, no auditório Padre Werner da Unisinos, em São Leopoldo, estão com inscrições abertas.

Boff é conhecido mundialmente nas áreas de Teologia, Filosofia, Ética, Espiritualidade e Ecologia. Por sua longa trajetória, foi agraciado com vários Honoris Causa e outros prêmios no Brasil e no exterior. Escreveu mais de 60 livros e, em 2001, recebeu o Prêmio Nobel Alternativo da Paz por seu compromisso com a justiça dos pobres e com a ecologia. Sua palestra ocorrerá na manhã do dia 05/07.

Além da de Boff, governos subnacionais, especialistas, academia, setor privado e sociedade civil compartilharão, em São Leopoldo, de debates e mesas redondas, visitas técnicas e momentos para networking. Com a participação de painelistas nacionais e internacionais, o objetivo é lançar um olhar sobre a crise climática por meio das lentes das comunidades locais, em particular, das cidades latino-americanas. Entre os temas que serão debatidos estão a mitigação e adaptação das cidades frente à crise climática, reciclagem, energia fotovoltaica e alternativas para a mobilidade urbana. Na oportunidade, também ocorrerá a apresentação final do Projeto Action Fund Brazil, que aportou mais de R$ 2 milhões em projetos em Porto Alegre e Curitiba.

Para o professor da Escola Politécnica, Carlos Moraes, o evento é importante para mostrar à população que a mudança climática não é um tema distantes dos cidadãos. “Cada um de nós tem contribuição para a piora ou melhora das condições climáticas, e precisamos agir de forma coletiva para reduzir seus efeitos negativos na saúde do planeta”. Ele ainda destaca a participação de Leonardo Boff na palestra magna do seminário. “Ele vem atuando nos últimos anos discutindo os efeitos das mudanças climáticas na sociedade, na economia, buscando mostrar para a população esta preocupação”, destaca.

O evento é aberto e gratuito. Para participar, basta clicar aqui, preencher o cadastro e comparecer à Unisinos portando máscara e o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Parceiros

Os eventos são uma realização do ICLEI América do Sul; Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam) e Prefeitura de São Leopoldo; e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por meio do Núcleo de Caracterização de Materiais (NucMat) e os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Mecânica. Contam com o patrocínio da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2022, bem como da empresa Novo Olhar Sustentabilidade, que irá calcular as emissões de Gases de Efeito Estufa dos encontros, apoiar na compensação por meio do plantio de mudas nativas da região e emitir Cerificação Evento CO2 Free.

Os encontros também têm o apoio institucional da rede Mercocidades, Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia, Making Cities Resilient 2030 (MCR2030), Race to Zero, Race to Resilience, Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Disclosure Insight Action (CDP).

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar