Nesta quarta-feira, 07/01, a Unisinos realizou a Cerimônia de Posse da Reitoria, no Anfiteatro Padre Werner, no campus de São Leopoldo. Pe. Sérgio Mariucci assume oficialmente mais um mandato à frente da Universidade, conduzindo a instituição no período de 2026 a 2029. O ato marcou também a posse da nova equipe diretiva, composta pela vice-reitoria, pró-reitorias, diretorias e decanatos das Escolas.
A programação teve início com a Missa de Ação de Graças, antecedendo a cerimônia oficial de posse, conduzida em sessão solene e extraordinária do Colegiado Pleno do Egrégio Conselho Universitário.

Durante a celebração, o superior provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, destacou o caráter comunitário e missionário da Unisinos. Em sua homilia, ressaltou o papel histórico da Universidade ao longo de seus 56 anos, a contribuição da comunidade acadêmica — professores, colaboradores, estudantes, egressos e jesuítas — e a importância da coragem e da esperança diante dos desafios contemporâneos.
“Vejo com confiança e gratidão as iniciativas do Pe. Sérgio, promovendo um processo cuidadoso para garantir uma continuidade criativa e iniciar o ano de 2026 com toda a sua equipe organizada”, afirmou.
Ao fazer memória do período recente, Pe. Smyda recordou os contextos adversos enfrentados pela Universidade, como a pandemia de Covid-19 e a catástrofe climática em maio de 2024, enfatizando a atuação solidária da Unisinos no acolhimento de pessoas desabrigadas, na oferta de alimentação, no atendimento em saúde e no apoio psicossocial. Segundo ele, essas ações reafirmam a identidade da Unisinos como universidade comunitária, comprometida com o bem comum, a justiça social e a esperança — valores que, conforme destacou, devem caracterizar as universidades da Companhia de Jesus.
“Desejo a todos vocês, como comunidade educativa, como universidade e, principalmente, como obra vocacionada ao serviço, por meio da educação, da pesquisa e da extensão, que cultivem uma presença fundamentada em valores em nossa sociedade. Que possamos responder às necessidades atuais não com divisões, mas com o diálogo e a reconciliação”, concluiu o provincial.
Na sequência, ocorreu a cerimônia oficial de posse, na qual Pe. Sérgio Mariucci foi reconduzido ao cargo de reitor, com a posse conferida pelo administrador provincial e diretor-presidente da Associação Antônio Vieira (ASAV), Pe. Mário Sündermann. Na mesma ocasião, o professor Artur Jacobus tomou posse como vice-reitor da Universidade.
A mesa de honra foi composta pelo reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci; pelo superior provincial dos Jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda; pelo administrador provincial e diretor-presidente da ASAV, Pe. Mário Sündermann; pela prefeita municipal em exercício de São Leopoldo, Regina Caetano; pelo vice-reitor da Unisinos, Artur Jacobus; e pelo presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Henn.

A cerimônia marcou ainda a posse de Gustavo Borba como pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais; Silvana Model como pró-reitora de Administração; Tiago Lopes como chefe de Gabinete; Paula Campagnolo como diretora de Graduação; Sandro Rigo como diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Eduardo Senise como diretor de Educação Continuada; Gustavo Bittencourt como diretor de Marketing e Relacionamento; e Eudson Ramos como diretor de Administração. Também tomaram posse os decanos das Escolas da Universidade: Laura Dalla Zen, da Escola de Artes, Humanidades e Economia Criativa; Denise Zaffari, da Escola de Saúde; Miguel Wedy, da Escola de Direito e Relações Internacionais; Patrícia Cabral, da Escola de Gestão e Negócios; e Larissa Oliveira, da Escola Politécnica, além de Silvio Bitencourt, como diretor do Parque Tecnológico Tecnosinos.
Em seu pronunciamento, Pe. Sérgio reafirmou o compromisso da Unisinos com a formação integral, a excelência acadêmica, a produção de conhecimento e o desenvolvimento regional. Ao aceitar a recondução ao cargo, destacou que exerce a liderança universitária como expressão de seu sacerdócio na Companhia de Jesus, buscando traduzir a tradição jesuítica para o contexto acadêmico contemporâneo, sem renunciar aos valores institucionais.
“Nossa missão institucional expressa com clareza o seguinte compromisso: contribuir para a promoção de uma sociedade mais justa, sustentável, solidária e democrática, por meio da formação integral da pessoa humana, da capacitação para o exercício profissional, da produção de conhecimento e do desenvolvimento regional”, afirmou o reitor durante o discurso de posse.

Ressaltou também que o novo mandato se fundamenta na valorização das pessoas como principal ativo da Universidade, no fortalecimento da liberdade de pensamento e na produção de conhecimento orientada ao bem comum. “A Universidade reafirma continuamente seu papel em tempos de individualismo, polarização e pós-verdade. Ao exercer a minha liderança, faço memória dos antepassados, sou profundamente grato a todos que vieram antes de nós e nos levaram a ser esta grande Universidade”, concluiu.
O encerramento da cerimônia contou com um momento cultural, com apresentações do Grupo Presto e do Grupo Explosão da Dança.
Com a nova gestão, a Unisinos inicia um novo ciclo institucional, fortalecendo suas diretrizes estratégicas para os próximos quatro anos e reafirmando o propósito de ser uma universidade de impacto acadêmico, social e inovador, conectada aos desafios contemporâneos e às demandas da sociedade, em sintonia com sua identidade comunitária e jesuíta.