Autoconhecimento é ponto chave para realizar escolhas

No terceiro dia do Unisinos Conecta Digital teve bate-papo sobre tomada de decisões com a psicóloga Luana Rambo

Crédito: Reprodução

Em um momento de incertezas, tomar decisões é mais difícil, seja no âmbito pessoal ou profissional. No último dia do Unisinos Conecta Digital, nessa quinta-feira, 12/11, a psicóloga Luana Rambo trouxe diversas dicas para o público sobre como lidar com o contexto atual e tomar decisões para o futuro.

Durante a palestra sobre Trabalho, mudanças e qualidade de vida, a profissional destacou que a pandemia trouxe mudanças que impactaram bastante em nossa rotina. “Esse momento nos mostrou que precisamos eleger prioridades para o futuro, para nossas vidas e, principalmente, que temos que cuidar mais da nossa saúde física e mental”.

Além disso, a insegurança na hora de tomar decisões ficou mais evidente durante esse novo contexto. “Quando a gente está em um momento de mudança, é muito importante nos colocar em primeiro lugar, se autoconhecer”, pontua Luana. Para ela, é de extrema importância que possamos aceitar as mudanças e iniciar um período de adaptação.

A dica principal é estabelecer os propósitos e objetivos para o futuro. “Quando pensamos sobre onde queremos estar, com quem queremos estar, a partir disso, fica mais claro qual caminho queremos seguir”. A psicóloga também dividiu com os participantes duas dicas muito valiosas para ajudar no processo de decisão.

“Em momentos de incerteza, precisamos nos basear em dois pilares principais: pesquisar e analisar o mundo em seu contexto atual e o autoconhecimento”, afirma. Estar ciente do que acontece no mundo e, principalmente, refletir sobre como agir dentro desse contexto faz com que possamos entender quais são os nossos propósitos.

Muitas das mudanças que vivenciamos durante a pandemia vieram para ficar como, por exemplo, a digitalização e a aprendizagem de novas tecnologias.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar