Unisinos inaugura Escritório de Projetos

Protagonismo do conceito da tríplice hélice visa ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no país

Crédito: Divulgação

Nesta quinta-feira, 2 de outubro, a Unisinos lançou o Escritório de Projetos. Trata-se de um espaço localizado na Unidade Acadêmica de Pós-Graduação (UAPPG), cujo foco é gerenciar os projetos da universidade. O reitor, Pe. Marcelo de Aquino, destacou que a Unisinos está buscando ser uma universidade global de pesquisa. Para ele, o país paga o ônus de ter uma cultura de pesquisa muito recente, então a Unisinos constrói seu corpo histórico acadêmico com tentativas; acertos e erros. “O barco avança quando estamos remando juntos”, citou o Papa Francisco, ao colocar que é importante sempre olhar adiante.

O diretor da Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação, Alsones Balestrin, expôs que o projeto visa dar um nível de qualificação na captação, gestão e prestação de contas dos projetos. “Projetos da universidade junto a empresas ou a agentes públicos já eram executados, mas de forma dispersa. Agora, pretende-se colocar esse núcleo reunido para aumentar o nível de interação e para ganhar sinergia no processo”, explicou. Segundo ele, a importância do escritório consiste no relacionamento entre a tríplice hélice; o aumento da relação com o mercado e, assim, o crescimento da pesquisa e da área acadêmica da Unisinos.

Balestrin lembra que o esforço de toda a universidade na captação de projetos viabilizou a criação dos institutos tecnológicos, que são projetos estruturantes em ciência e tecnologia. São 106 alunos já beneficiados, 94 bolsistas, 12 bolsas de mestrado, 56 professores.