Unisinos inaugura a Planta Contínua Produtora de Sorvetes

Em parceria com a empresa Hexus Foods, o curso de Engenharia de Alimentos aprimora sua infraestrutura

Crédito: Rafael Casagrande

A graduação em Engenharia de Alimentos da Unisinos e a Hexus Foods inauguraram na quinta-feira, dia 09 de outubro, a Planta Contínua Produtora de Sorvetes. O objetivo da parceria é ampliar as atividades experimentais já desenvolvidas nas atividades acadêmicas do curso, por meio dessa atualização da infraestrutura da Usina Piloto de Leite e Derivados, local em que está instalada.

Crédito: Rafael Casagrande

“A partir de agora, os alunos poderão desenvolver produtos lácteos em uma linha contínua, de um processo tecnológico idêntico ao adotado na indústria. Isto não significa que deixaremos de lado o processo descontínuo, para produção de sorvetes artesanais. Na realidade, estamos abrindo o leque de opções, ou seja, de estudos e desenvolvimentos”, explica Janice da Silva, coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, sobre a potencialização da infraestrutura.

Para Fabiano Zamberlan, diretor comercial da Hexus, foi uma satisfação ter voltado à Unisinos como parceiro no projeto e engrandeceu a universidade e o curso, pelo qual é egresso de uma das primeiras turmas. “Acreditamos que a pesquisa, a inovação e o conhecimento devem ser compartilhados”, frisa.

Essa parceria proporcionará que os alunos vivam situações do cotidiano, buscando soluções de novos produtos. “Estão previstas atividades conjuntas, através de planos de trabalho que serão definidos semestralmente em sintonia com o Projeto Pedagógico do Curso, envolvendo os professores e profissionais da Hexus”, salienta Janice. Essa interação também será feita com estágios e trabalhos de conclusão de curso.

A reitoria esteve representada por Carlos Moraes, decano da Escola Politécnica, que parabenizou a coordenação do curso e a empresa por essa iniciativa de aproximação do mercado com a academia. “O grande portfólio da Engenharia de Alimentos é o fato de alunos egressos da instituição, profissionais que conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho, estarem voltando para a universidade, dando um retorno de tudo o que aprenderam durante a formação”, enfatiza, desejando às parceiras muito sucesso e trabalho.

Crédito: Divulgação

Estiveram na inauguração, além de representantes da Unisinos e da Hexus Foods, membros da Associação Gaúcha das Indústrias de Gelados Comestíveis, Friomark, Döhler e demais alunos, professores e funcionários da universidade.

Sobre o curso

A graduação em Engenharia de Alimentos da Unisinos estuda o processo de industrialização dos alimentos, envolvendo matérias-primas, controle de qualidade, processos tecnológicos, conservação de alimentos e armazenamento. Por meio da aplicação de conhecimentos de ciências exatas, biológicas e tecnológicas, o aluno aprende a desenvolver novos produtos alimentícios e soluções inovadoras nos processos produtivos. Além disso, o curso é considerado o melhor do país, segundo a última avaliação do MEC/Enade.

Sobre a Hexus

A Hexus Foods é uma empresa localizada em Portão, especializada no desenvolvimento de soluções em ingredientes e tecnologia para a área de lácteos e sorvetes. Sua missão é produzir ingredientes de excelente qualidade e desempenho, bem como agregar valor aos produtos de clientes e auxiliá-los a encontrar soluções inteligentes e saudáveis para seus consumidores.