Egressa do Design vence prêmio nos EUA 

Conheça a história de Laura e saiba como os conhecimentos adquiridos no curso estão ajudando na carreira de cineasta

Crédito: arquivo pessoal

Egressa do curso de Design, Laura Medeiros, foi a vencedora do prêmio California Women’s Film Festival, na categoria melhor short script. Intitulado Occupational Hazards, o roteiro conta uma história envolvendo duas princesas animadoras de festas infantis.  

Laura diz não lembrar quando exatamente começou sua paixão por filmes, apenas que desde pequena amava assistir. “Mas, à medida que cresci e cheguei mais perto da adolescência, minha paixão por cinema se estendia para além do que eu via na tela. Eu pesquisava sobre como eram feitos os filmes e ficava fascinada com os segredos por trás das câmeras. Foi a partir desse momento que eu cheguei à conclusão de que meu entusiasmo não podia se conter pelo que eu via em cena, eu teria que fazer parte da sua criação”, lembra.   

Apesar de amar o cinema brasileiro, Laura diz sempre ter se identificado com a forma americana de fazer filmes. “Nos Estados Unidos, as coisas são mais focadas em valores de mercado, já no Brasil são mais voltadas para valores artísticos e de autoria. Isso não significa que não há espaço para arte e criatividade aqui, mas os filmes são levados mais em consideração se eles têm o potencial de atingir um grande público e, pessoalmente, me identifico mais com essa linha”, explica a egressa. 

Crédito: arquivo pessoal

Laura continua dizendo que gosta de escrever e produzir histórias engajantes, que pessoas de diversas idades, culturas e gêneros possam se entreter. “E quem sabe fazer um bilhão de dólares na bilheteria? Risos”, complementa.   

A designer se mudou para os Estados Unidos em 2021 para fazer um mestrado em Film Producing na New York Film Academy, onde produziu diversos curtas estudantis e escreveu diversos roteiros, incluindo Occupational Hazards, que ganhou prêmio de melhor roteiro na Califórnia Women ‘s Film Festival. “Me formei em abril deste ano, e desde então muita coisa aconteceu. Um curta que produzi, escrevi e dirigi, Good Times/Bad Times, foi selecionado para quatro festivais, até o momento, e estou trabalhando como produtora em duas outras produções de longa-metragem”, comenta Laura, animada. 

Por mais que o cinema fosse sua paixão número um, Laura sempre se considerou uma pessoa com um olhar prático e empreendedor. “Quando me deparei com o currículo do curso de Design, senti que seria um campo que une as duas coisas que acho importante na indústria de entretenimento, a importância e o cuidado dos valores criativos, sem perder a diligência de como aplicar sua ideia no mercado. E embora minha carreira não tenha culminado precisamente no campo de design, com certeza o curso me proporcionou as habilidades para ser uma produtora de cinema. Onde eu tenho que equilibrar tanto o lado criativo de um filme quanto o aspecto business”, recorda a egressa. 

Laura completa lembrando que o curso de Design a instigava a ter uma visão ampla de qualquer projeto que estava desenvolvendo, já que os conhecimentos de Design Estratégico e Design Thinking a permitia ver além do produto final. “Uso esse jeito de pensar toda vez que produzo um filme, o que auxilia muito na minha profissão. Como produtora, não estou pensando apenas se o filme vai ficar bom na tela, mas também penso e coordeno a execução de todos outros agentes envolvidos, desde questões de logísticas, moral e engajamento de equipe e elenco durante o set, até elementos de marketing, como recepção de público, lista de festivais e contactar distribuidores”.   
 

Para a coordenadora do curso de Design Maura Flores, o sucesso de Laura nas produções audiovisuais é motivo de orgulho. “Ao longo da sua graduação conosco, que encerrou em 2019, ela evidenciava a sua paixão pelo cinema e conseguia relacioná-la com o design estratégico, desde as atividades do início do curso, até o trabalho de conclusão. Desejamos ainda mais sucesso na carreira de designer e produtora, e nos demais prêmios pelos quais ela está concorrendo”, finaliza. 

Assista ao trailer de Good Times/Bad Times aqui

Para saber mais sobre o curso de Design da Unisinos, clique aqui

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar