Unisinos e Tecnosinos promovem a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com foco nas Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável

Evento mobiliza a sociedade em torno da importância da ciência e tecnologia

Crédito: Divulgação

Outubro é o mês nacional da inovação e, em todo o país, a sociedade se engaja na discussão do papel da inovação e na valorização da ciência. Para celebrar esta data, a Unisinos, por meio do Tecnosinos, está realizando a 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), uma iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O tema escolhido para este ano é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, e o evento acontecerá de 16 a 20 de outubro.

Com duas décadas de existência, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como objetivo mobilizar a população em torno da importância da ciência como uma ferramenta para a geração de valor, inovação, riqueza, soluções para os desafios nacionais, inclusão social e melhoria da qualidade de vida. Neste ano, a temática destaca as Ciências Básicas como base para o desenvolvimento sustentável.

A SNCT é uma iniciativa descentralizada que acontece em todo o país e oferece diferentes ações. Na Unisinos, o evento receberá estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental, ensino médio, técnico e EJA. A expectativa é que mais de mil alunos de instituições como a rede municipal de São Leopoldo, Sapucaia e Esteio, Senac, Sesi e Fundação Liberato, entre outras, participem das atividades. A programação inclui palestras que abordam temas como ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável. Além disso, os alunos terão a oportunidade de visitar os espaços da Universidade, como o Memorial Jesuíta Unisinos, o ecossistema do Portal de Inovação, os Institutos Tecnológicos e as empresas localizadas no Tecnosinos.

As palestras serão gravadas e estarão disponíveis no canal oficial da SNCT no YouTube. As atividades da SNCT realizadas na Unisinos também poderão ser acompanhadas por meio do perfil oficial no Instagram.

Paralelamente à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), está programada a inauguração do MetaIndústria na Unitec 2, uma iniciativa da SPI,

uma empresa residente no Tecnosinos, em colaboração com a ABDI. Além disso, será anunciado o lançamento de uma parceria inovadora entre o Tecnosinos e o Founders Club, hub exclusivo para fundadores de startups e seus times.

Incentivo à inovação

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia realizada na Unisinos faz parte de um projeto proposto e coordenado pelo gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt da Silva, que conta com o apoio dos decanos das Escolas de Humanidades e Politécnica da Unisinos

Bitencourt enfatiza o impacto positivo da SNCT. “Trata-se de um evento de relevância nacional para a popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação. Neste momento, conseguimos estabelecer uma conexão entre o que de mais avançado é produzido em ciência e tecnologia na Unisinos, que atua como uma âncora de conhecimento no Tecnosinos, e as inovações desenvolvidas no Parque. Especialmente os jovens têm a oportunidade de conhecer os ambientes de inovação presentes no ecossistema e planejar seu futuro, identificando possibilidades de formação e carreira, seja para inserção nas empresas do Parque ou para tornarem-se futuros empreendedores”, afirma.

“O futuro já está em andamento nesta semana, à medida que os alunos mergulham na experiência da Unisinos, explorando não apenas as tecnologias de conectividade que são cruciais para o avanço da ciência básica, mas também tendo a oportunidade de se conectar com a rica história do Memorial Jesuíta”, analisa o gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unitec, Pe. Cledinei Clovis de Melo Cavalheiro.

Sobre a SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) completa 20 anos em 2023. Instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004, é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.