Unisinos e Prefeitura de São Leopoldo renovam a parceria ao atendimento na rede de saúde do município

O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes) foi assinado na terça-feira, 19/12

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos e a Prefeitura Municipal de São Leopoldo firmaram a continuidade da parceria por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (Coapes), nesta terça-feira, 19/12.  Esse acordo estipula as regras, contrapartidas e compromissos pactuados entre as instituições de ensino e os gestores municipais do Sistema Único de Saúde (SUS). As ações viabilizarão a inserção e ampliação da Escola de Saúde nos pontos de cuidado da Rede de Atenção em Saúde (RAS) e a busca da melhoria contínua da Rede de Saúde de São Leopoldo.

Desde 2017, a parceria passou de 268 inserções de alunos na rede para 1.299 em 2023, oriundos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social e das Residências Multiprofissionais em Atenção Básica e Saúde Mental e da Residência em Medicina de Família e Comunidade.

O reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, destaca o lado social dessa colaboração. “É um dever que cumprimos com sentido social. Não formamos somente profissionais, mas também cidadãos. Trabalhamos saúde e educação como direitos. Quando os temas são tratados dessa forma, aumenta o vínculo do cidadão com o poder público, isso reforça a democracia. O Coapes é formação, que coloca o conhecimento em favor da sociedade.”

Crédito: Rodrigo W. Blum

Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo, reforça sobre a parceria que cresceu ao longo dos anos. “Em 2005, no primeiro mandato, Prefeitura e Unisinos eram instituições afastadas, que só se comunicavam em situações específicas. Hoje temos mais de mil alunos atuando no nosso sistema público. Quando olho esses resultados, que podem ser considerados recentes, fico orgulhoso de ter ajudado a construir essa relação. Hoje em todas as áreas há parceria”, frisa.

Participaram do ato a decana da Escola de Saúde da Unisinos, Rochele Rossi; o chefe de gabinete, Tiago Ricciardi Lopes; os gerentes Tatiana Rocha e Alexandre Wolffenbüttel; e as professoras Cláudia Stadtlober, Vânia Schneider e Ana Karina Fredel. Pela prefeitura estiveram presentes a secretária de Sáude, Andréia Nunes; a presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Paula Silva; o presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner e o procurador Máicon Barbosa.

Sobre o Coapes

O trabalho foi apresentado pela professora Cláudia Stadtlober, coordenadora do curso de Medicina da Unisinos, e pela médica Lisiane Bitencourt, do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) da Prefeitura. O Coapes foi implementado pela Portaria Interministerial nº 1.127/MEC/MS, de 4 de agosto de 2015. Trata-se de um dispositivo da Política Nacional de Educação Permanente que promove processos participativos de construção da formação e desenvolvimento profissional no SUS e para o SUS. Em São Leopoldo, o Coapes foi inicialmente pactuado em 17 de dezembro de 2018. O novo Coapes, ora firmado, tem vigência para o período 2024-2028.

O contrato tem um Comitê Gestor Local com a função de acompanhar a execução e avaliar a integração ensino-serviço-comunidade. Ele é composto por representantes dos segmentos envolvidos, tais como professores, estudantes, gestores, profissionais de saúde e membros do controle social em saúde, preferencialmente do segmento dos usuários.