Unisinos Conecta auxilia estudantes na escolha de uma profissão

Série de atividades promovidas pela Unisinos possibilita ajuda para definir o caminho profissional

A época que antecede o vestibular é uma fase crítica na vida do estudante. A escolha de qual carreira seguir é uma decisão que vai determinar os próximos passos do futuro profissional que, hoje, ainda está cursando o ensino médio.  Nesta hora surgem dúvidas sobre para qual área se tem mais aptidão. “A Unisinos oferece mais de 70 cursos de graduação, então a escolha de qual carreira seguir certamente é uma decisão bastante complexa que gera incertezas, tensões e angústias”, fala Simoni Rohden, coordenadora de Marketing e Relacionamento da Unidade Acadêmica de Graduação da Unisinos.

Para facilitar essa etapa, a Unisinos criou o Unisinos Conecta, um projeto que propõe diversas ações para apoiar os adolescentes na escolha de seu curso de graduação. São palestras nas escolas, orientação profissional, e visitas a todos os espaços da universidade. “A ideia é oferecer aos alunos de ensino médio um espaço interativo, repleto de oficinas super vivenciais de diversos cursos”, comenta Simoni. As atividades contribuem para que os alunos conheçam os cursos da Unisinos, esclareçam dúvidas sobre as profissões e saibam sobre o mercado de trabalho.

Mas o primeiro passo na construção do caminho que vai definir a carreira, o estudante pode dar online acessando a plataforma web do projeto: unisinosconecta2014.com.br. “O aluno pode interagir de diversas formas: enviando seu depoimento, vendo as fotos das atividades que já ocorreram, votando na sua escola para receber o pocket show do Duda Garbi da rádio Atlântida e, em breve, poderá descobrir mais as suas habilidades e talentos através de um jogo no próprio site”, explica.

“A ideia é oferecer aos alunos de ensino médio um espaço interativo, repleto de oficinas super vivenciais de diversos cursos.”

Simoni Rohden, coordenadora de Marketing e Relacionamento da UAGRAD – Unisinos

O jogo, mencionado por Simoni, é o Game Conecta, que entra no ar a partir do dia 18 de agosto, e que vai desvendar ainda mais as características profissionais de cada estudante. Enquanto jogam e se divertem, os adolescentes podem compartilhar depoimentos sobre suas dúvidas e projeções de futuro na página do projeto.

No dia 11 de setembro acontece, no campus de São Leopoldo da Unisinos, o evento Conecta. Lá, poderão experimentar as profissões de todos os cursos de graduação da instituição. Funciona como uma feira para vivenciar diferentes realidades, com oficinas para todos os gostos. Depois de todo esse caminho percorrido, é só ficar atento às datas de inscrição do vestibular de verão e estudar para as provas.

Serviço:

Inscrições Vestibular de Verão Unisinos: 16/10