A Unisinos e toda a comunidade jesuíta celebram com alegria a eleição do Papa Leão XIV, anunciada nesta quinta-feira, 08/05, no Vaticano. O novo pontífice sucede o Papa Francisco e assume a missão de liderar a Igreja Católica em um tempo de grandes desafios e renovadas esperanças.
Segundo o reitor, Pe. Sérgio Mariucci, a escolha do nome Leão XIV, que faz referência ao Papa Leão XIII, indica plena convergência e continuidade com o pontificado de Francisco, por ter sido o pontífice que escreveu a primeira encíclica social da Igreja e iniciou um importante diálogo entre a Igreja e a modernidade. Além disso, complementa Pe. Sérgio, o nome escolhido pelo Papa faz memória a Frei Leão, amigo íntimo e confidente de São Francisco de Assis, conhecido por sua humildade, fidelidade e por ter sido o companheiro que registrou muitos dos escritos e testemunhos do santo, incluindo o célebre Testamento de São Francisco.
O cardeal Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, é o primeiro pontífice norte-americano da história e o primeiro papa pertencente à Ordem de Santo Agostinho. Nascido em Chicago, construiu boa parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru, onde atuou como missionário e bispo por 40 anos. Ficou conhecido por seu compromisso com a justiça social e pelos esforços de reconciliação durante períodos de crise política.
Com formação em Teologia e Direito Canônico, ocupava até sua eleição dois cargos importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. Seu lema episcopal, “Ut unum sint” (“Que todos sejam um”), expressa seu desejo de promover unidade na Igreja e no mundo.