Uma solução para acabar com o calor em dois minutos

Estudantes da Unisinos desenvolvem o Super Cooler

Crédito: Rodrigo W. Blum

Desenvolver um produto inovador requer criatividade, empreendedorismo e pesquisa. Esses ingredientes não faltaram aos estudantes da Unisinos Gustavo Moraes – Engenharia de Automação e Controle, Rafael Schiavoni – Análise de Sistemas e Ricardo Gazzola – Administração de Empresas. Os rapazes fundaram em dezembro de 2014 a empresa Tridel Soluções Tecnológicas, que desenvolve o Super Cooler.

A pesquisa, iniciada em outubro de 2013, na atividade acadêmica Empreender e Inovar em Organizações, levou mais de um ano para ficar pronta para venda, mas, de lá para cá, o sucesso do empreendimento vem crescendo. Em menos de um ano de funcionamento da empresa, mais de 10 mil produtos já foram comercializados.

O desafio

O Super Cooler é um sistema de resfriamento de líquidos (cervejas, refrigerantes e sucos) em latas e pequenas garrafas de vidro. A ideia nasceu dentro de uma atividade acadêmica com foco em inovação, mostrando a parceria entre a Escola de Gestão e Negócios e a Unitec, e a sinergia entre a academia e o mercado.

“Sempre gostamos muito de cerveja e trocávamos informações sobre cervejas, bares e produtos. Foi em mesas de bar e em conversas ‘fiadas’ que pensamos em trabalhar para nós mesmos e com produtos relacionados a cerveja”, conta Ricardo, ao falar da inspiração que levou o grupo a criar o produto. O empresário destaca que o desafio que motivou a equipe na busca por uma solução para gelar bebidas foi bastante empírico. “Em um churrasco, a cerveja estava quente e não havia uma forma de gelar rapidamente. A partir daí, começamos a procurar formas eficientes e simples de gelar bebidas, até chegarmos ao Super Cooler”.

Crédito: Rodrigo W. Blum

A solução encontrada

Após desenvolver o Super Cooler, que tem capacidade para gelar bebidas em apenas dois minutos, o grupo resolveu profissionalizar ainda mais o trabalho que vinha desenvolvendo. “Já éramos uma pequena empresa e estávamos instalados na casa de um dos sócios. Buscamos a incubação na Unitec para profissionalizar nosso negócio e estar em um centro empresarial universitário, que nos oferece serviços e oportunidade para crescer”, destaca Ricardo.

“O professor, Alexandre Pereira, nos motivou a abrir a empresa e buscar o projeto, já que sentíamos que havia possibilidade de termos sucesso com nosso empreendimento. Mas, o momento que vimos que o mercado era promissor foi quando lançamos a ideia no Catarse, plataforma de financiamento coletivo, e atingimos nossa meta em apenas 45 dias, junto de grande exposição na mídia”, relata.

O resultado para vida

Para Ricardo, as mudanças na vida das pessoas com a criação do Super Cooler foram notáveis. “O Super Cooler muda o hábito das pessoas, permitindo que sua bebida favorita fique bem gelada em qualquer hora e em qualquer lugar. Mesmo comprando a bebida fora do gelo. O Super Cooler traz o conceito de bebida ‘quase’ gelada”, explica.

A criação da empresa mudou drasticamente a vida dos jovens empresário. “Deixamos de lado o conforto e a segurança de nossos antigos empregos e assumimos riscos calculados e desafios arrojados, que nos trouxeram muita responsabilidade”, conta Ricardo.

Para o empreendedor, o momento mais importante do Super Cooler foi quando atingiram a meta na campanha de financiamento coletivo. “Nesse momento tivemos a certeza de que era a hora de deixar os medos de lado e arriscar”, relembra.