Aulas de informática para idosos

Parceria entre Unisinos e Santander promove curso gratuito em Porto Alegre

A Unisinos, em parceria com o Santander, está ministrando cursos de informática para a terceira idade, de forma gratuita. São dez dias de aprendizado, em que são ensinados as noções básicas da informática, sistema operacional e as funções do Windows. As duas primeiras turmas ocorreram em maio, e nos meses de junho e julho, outras quatro turmas serão beneficiadas.

Com o objetivo de integrar os idosos às tecnologias, Ari Paixão, ministrante do curso, frisa: “A Unisinos está proporcionando uma grande oportunidade para esses alunos da terceira idade. Diferente da nossa geração, que já nasceu na era da informática, a maioria desses alunos nunca teve contato com um computador, e alguns deles estão tendo o primeiro contato durante o curso oferecido”.

Ao todo, são 20 horas de curso, e Ari explica como funciona a dinâmica da aula. “No primeiro dia de aula, eu tento deixar eles a vontade e seguros. Explico como será o curso, tento deixar eles confiantes, para que interajam comigo e com os colegas, facilitando o aprendizado. Me divido nas aulas em explicações gerais e, também, vou ensinando um a um”. Ari também se sente orgulhoso pelo retorno que recebe em sala de aula. “Não tem preço que pague isso. É uma troca de aprendizado em sala de aula. E o que eles mais gostam é aprender e colocar em prática tudo que estudaram em aula, sendo as partes mais divertidas, as aulas de e-mails, em que eles podem se comunicar com amigos e familiares”, destaca.

As aulas acontecem no Santander Cultural, em Porto Alegre. E a próxima turma tem previsão de início para a próxima semana.