Uma justa homenagem

Ato de descerramento da foto do vice-reitor, padre José Ivo Follmann, aconteceu na tarde dessa quinta-feira, 21/12

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na tarde dessa quinta-feira, 21 de dezembro, foi realizado o ato de descerramento da foto do vice-reitor, padre José Ivo Follmann. O jesuíta, que ocupou o cargo por 10 anos, agora terá sua foto exposta na galeria dos ex-reitores e ex-vice-reitores da Unisinos. A partir do próximo ano, padre José Ivo prosseguirá com suas atividades de professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade.

O ato de descerramento da foto foi realizado pelo reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, pelo pró-reitor acadêmico, padre Pedro Gilberto Gomes, pelo homenageado, padre José Ivo Follmann e por uma das integrantes do Neabi, Elisabeth Natel.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O pró-reitor acadêmico ressaltou que o padre José Ivo sempre esteve identificado com a Unisinos. “A história dele, tanto intelectual, quanto pessoal, está vinculada com a Universidade. Ele trouxe para instituição importantes bandeiras, como o diálogo interreligioso, as questões raciais, o cuidado ambiental e todas as dimensões sociais. Essa fotografia materializa uma história e uma vida dentro da Universidade”, destacou padre Pedro.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na ocasião, padre José Ivo lembrou histórias e agradeceu a oportunidade. “Agradeço esse momento e sobre tudo poder estar fazendo história na Unisinos, que me marcou desde quando eu era estudante. Eu vejo sentido em trabalhar numa universidade quando ela tem aplicação social. Tantos gestos, como o de hoje, que significam reconhecimento”, enfatizou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O reitor, fez a saudação final da cerimônia. “É uma trajetória muito bonita, que merece reconhecimento e gratidão”, afirmou padre Marcelo, ao destacar os trabalhos prestados pelo jesuíta como sacerdote, pesquisador e gestor da Companhia de Jesus. “Uma vida de serviço a Deus no serviço às pessoas”, finalizou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Uma breve biografia

Sacerdote desde 1975, José Ivo é bacharel em Ciências Sociais, licenciado em Filosofia, graduado em Teologia e especialista em Cooperativismo e História Contemporânea. O jesuíta tem aperfeiçoamento em Administração de Pesquisa Científica e Tecnológica, é mestre em Ciências Sociais e doutor em Sociologia.

Sua trajetória na Unisinos iniciou há 44 anos, com sua contratação como professor. Além de sua atuação em sala de aula, tem contribuído significativamente para a gestão da Universidade, tendo exercido diversos cargos e funções. Atualmente, é diretor de Ação Social da Associação Antônio Vieira – ASAV, mantenedora da Unisinos, diretor de Educação e Assistência Social da Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social – ANEAS, diretor de Ação Social da Associação Nacional de Instrução – ANI, secretário para a Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil – BRA e coordenador do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar