A Unisinos do Amanhã

Palestra abre a programação da Calourada do DCE 2018/2

Crédito: Rodrigo W. Blum

Nessa segunda-feira, 13/8, teve início a Calourada do DCE 2018/2. A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino e pelos decanos das escolas Politécnica, Sandro Rigo, Humanidades, Maura Corcini Lopes, e Saúde, Denise Ziegler. O tema da palestra foi “A Unisinos do Amanhã”.

Pe. Marcelo iniciou sua fala dizendo que estamos posicionando a universidade para um futuro que já começou. “Nós, enquanto Unisinos, temos uma longa e bela história, desde 1869, quando os jesuítas chegaram em São Leopoldo com o Colégio Conceição. Durante muitos anos a Universidade trabalhou para formar professores, depois inovamos com o estudo por crédito e com o curso básico”, lembrou.

O reitor, ao resgatar a trajetória da Universidade contou que o primeiro mestrado da Unisinos foi em História. “A estratégia precede a estrutura”, afirmou. Pe. Marcelo disse ainda que a pequena universidade se tornou uma universidade com parcerias com empresas que perseguem a inovação.

O reitor finalizou seu discurso dizendo que temos os pés no local, mas pensamos grande. “A partir dessa história, que futuro projetamos para Unisinos, o país e a América Latina?”, questionou. E encerrou dizendo que a Universidade é fruto do trabalho de homens e mulheres que vêm dando duro para sermos o que somos.

A saúde do amanhã

Com o tema a saúde do amanhã, a decana da Escola de Saúde, Denise Zigler, apresentou a Escola e para onde a área da saúde está andando. “Saúde e tecnologia. É esse o modelo de saúde que está sendo implementado”, afirmou.

Denise falou que a grande mudança na área estará no tratamento do indivíduo e não mais do grupo. “Cada vez mais a saúde vai ser personalizada. As medicações vão ser específicas para cada pessoa. Um exemplo é o câncer, que age de maneira diferente em cada indivíduo”, explicou.

A decana ainda falou da humanização da saúde, da importância de prevenção e do envelhecimento da população, como ponto para ficarmos atentos para pensar a saúde do amanhã.

A Unisinos do século XXI

A decana da Escola de Humanidades, Maura Corcini Lopes, trouxe como tema de sua palestra tensionamentos sobre a Escola Humanidades nesse tempo tecnológico. “Qual será o futuro da humanidade?”, indagou.

Maura falou que o maior problema será as desigualdades. “Somos capazes de criar toda a tecnologia e não conseguimos fortalecer o coletivo, porque cada um luta por si mesmo, transformando todo cenário em competição”, destacou.

A decana falou também do binarismo entre humanidade e tecnologia. “precisamos educar para romper com isso encontrando soluções para os problemas do presente, como por exemplo a desigualdade que é o grande problema do século”, reforçou.

O amanhã e a Tecnologia

O decano da Escola Politécnica, Sandro Rigo, destacou um dos pontos do planejamento estratégico, que é a Unisinos como universidade de pesquisa. “A Escola Politécnica vem atuando já em diversas frentes, como a renovação continuada de aspectos metodológicos, para proporcionar ao estudante um ambiente de vivências e de práticas para resolução de problemas e análise crítica, e o fomento à internacionalização, gerando condições para apoiar alunos em atividades de mobilidade estudantil”.

Rigo ainda falou da importância do suporte à inovação através da proximidade com Institutos tecnológicos, com o Tecnosinos e com a incubadora Unitec. “Atuação em projetos aplicados e direcionados à ação e interferência social e a discussão e análise dos impactos gerados pela tecnologia e seu avanço, também são assuntos importantes para nossa Escola”, encerrou.

Calourada do DCE Unisinos 2018/2 continua nesta terça-feira com o Debate entre os candidatos ao Governo do Estado – O Rio Grande do Amanhã. Confira aqui a programação completa.