Uma aula diferente

Professores saem das salas para ter aulas ao sol com os alunos

Imagine um dia ensolarado. Melhor ainda, imagine um dia em que vir para a universidade não vai significar permanecer no modelo convencional de aula. Um dia em que falar inglês com os colegas vai ser muito mais legal, porque vocês estarão debaixo de alguma árvore, em meio à natureza; ou experimentar o prato feito na aula de Confeitaria será muito mais divertido, porque será ao ar livre. Assim foi a terça-feira, 24/03, aqui na Unisinos.

Com o objetivo de proporcionar dinâmicas de aula diferentes aos alunos, a Unidade de Graduação da Unisinos criou o projeto “Aulas ao Sol” na universidade. A ação conjunta, adaptada de práticas internacionais, mobilizou diversos professores da universidade a levarem seus alunos para a rua como uma estratégia de inovações das práticas pedagógicas. A idealizadora do projeto, Isa Mara Alves, comenta que o principal objetivo da ideia é repensar o espaço de aprendizagem. “Dentre as trilhas estratégicas da Unisinos está a excelência acadêmica, que se consagra dentro de um espaço inovador de ensino. Nesse sentido, pretendemos oferecer aos alunos novas experiências, para que eles saiam da sua zona de conforto”, afirma. “O espaço não altera a prática, mas interfere nas experiências”.

Gastronomia

A professora Ágata Oliveira, do curso de Gastronomia, ressalta que o importante da atividade para os alunos do curso é sair da cozinha. “É interessante que eles tenham essa experiência na rua, pois os coloca no papel do cliente”, ressalta. Ágata comenta ainda que os alunos, ao estar em contato com as dependências que o campus oferece, sentem-se mais confortáveis dentro da universidade. “Se formos analisar, em Santa Catarina, nos Estados Unidos, na França, as pessoas ficam atiradas na grama, aproveitando o sol. Nós temos que proporcionar atividades diferentes para que o aluno possa aproveitar esse espaço que a gente tem e que é tão legal”, conclui.

A turma da disciplina de Confeitaria preparou brownie com ganache e petit gateau com caramelo. O sorvete que acompanhou também foi produzido por eles. No primeiro momento, o alimento foi todo preparado dentro da cozinha, depois, foram ao pergolado do setor E para fazer a degustação. O aluno Cássio Furtado conta que aprova a atividade. “É a primeira vez que saímos para a rua em aula. Mesmo com o sorvete derretendo aqui fora, ter essa vista da Unisinos é muito tri. Isso deve ser feito mais vezes, pois também exige uma preparação maior da gente. Aqui fora têm pessoas que passam e ficam olhando nosso trabalho, isso faz com que nos na elaboração de um prato”, diz.

Psicologia

A turma de Estágio supervisionado, de Psicologia, se reuniu próximo ao laguinho para a aula de estágio profissional. Os alunos e a professora estavam completamente inteirados ao ambiente e quando questionados sobre o que estavam achando da aula a resposta foi unanime, todos estavam muito à vontade e interagindo entre si. A aluna Déborah Brandão salienta que gosta quando a turma faz aulas diferentes. “É muito agradável aqui fora”, diz. Segundo ela, além da prática colocar os alunos em contato com a natureza, em um ambiente que é possível dialogar de forma mais tranquila, a aula ao ar livre possibilita mais interação entre os colegas e os professores. De acordo com a professora Maria de Fátima Fischer, estar tão perto da natureza aciona um dispositivo natural, que faz com que os estudantes possam pensar melhor sobre as relações em grupo, além de aproximar a turma do professor. O estudante Alexandre Timm foi um pouco mais além e disse que esta relação da turma com a natureza auxilia na descoberta de novas formas de intervenção e atividades diferentes para serem propostas no campo da psicologia.

Produção Fonográfica

A professora Talita Oliveira, do curso de Produção Fonográfica, comenta que foi um dia diferente, inclusive na dinâmica da aula: os alunos foram os professores da vez. Para a disciplina de Desenvolvimento da Carreira Musical, eles prepararam trabalhos sobre personalidades conhecidas da música, apontando acertos e erros da sua trajetória. O aluno Bruno Maffissioni analisa que o espaço aberto foi mais propício para a discussão. “Acredito que, aqui, os colegas se sentem mais à vontade para falar e o grupo presta mais atenção no que está sendo dito também”.

Confira mais sobre como foi o dia de “Aulas ao Sol”: