Um novo futebol é possível?

Série de palestras e workshops falam sobre as possíveis mudanças do esporte

Crédito: Divulgação

Uma medalha de prata olímpica (2004), uma medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos (2007), vice-campeã do mundo (2007). Esses são alguns dos feitos conquistados por Aline Pellegrino, ex-jogadora da seleção brasileira de futebol – na qual foi capitã por oito anos -, que esteve presente na Unisinos nos dias 30 de setembro e 1º de outubro para falar sobre o projeto social Guerreiras Project, no 4º Seminário Futebol e Desenvolvimento Social, evento promovido pelo Programa Esporte Integral (PEI).

Aline contou um pouco sobre a sua trajetória no esporte, desde as partidas nas ruas de sua casa, com os meninos, até ter a oportunidade de jogar nas categorias de base de grandes clubes. A projeção da atleta, ocasionada pelo futebol, fez com que ela alcançasse grandes sonhos. “Se não fosse o futebol, eu não teria conhecido a Grécia, país que sou fascinada, e outros em que morei”, comenta. Em Atenas, sede das Olimpíadas de 2004, foi o primeiro grande resultado conquistado pela seleção brasileira feminina de futebol, ao chegar à final do campeonato – vencido pelos Estados Unidos – e mostrar ao país que o futebol não é jogado apenas por homens.

Dentro do Guerreiras Project, em que Aline integra a diretoria, é feito um trabalho em que o futebol é utilizado como ferramenta para falar de gênero. A iniciativa é feita a partir de espações de diálogos, que possibilitam uma interação mais justa e sustentável do ser.

Copa do Mundo na sala de aula

Crédito: Rafael Casagrande

Professora de educação física da Escola Cecília Meireles e de futebol do PEI, Andressa Allet apresentou uma pesquisa feita em conjunto com seus alunos, que também estiveram presentes. Com base na Copa do Mundo, eles refizeram uma campanha publicitária, em que a imagem do Brasil era reproduzida de maneira inadequada. Com as ideias de novas imagens, a princípio o trabalho seria reproduzido apenas na teoria, mas a ideia foi tão bem aceita por professores e alunos, que os desenhos viraram estampas de camisetas, que foram utilizadas por eles durante a Copa.

Durante os dois dias, os garotos do PEI contaram a experiência de terem ido a São Paulo, para disputar o Mundial de Futebol de Rua. Além disso, outros palestrantes estiveram presentes, entre eles: Silvana Goelnner, Marcelo Noronha e Luiz Fernando Framil.