Nesta quinta-feira, 18 de setembro, a Unisinos recebeu estudantes de Ensino Médio e demais interessados em cursar uma graduação para experimentarem um dia na vida universitária. O Evento Unisinos Conecta, que chegou a sua 15ª edição, é uma oportunidade para que os alunos conheçam o Campus São Leopoldo, interajam e tirem dúvidas sobre cursos. Na programação, mais de 60 oficinas práticas e gratuitas, intercaladas durante todo o dia, além da participação do influenciador Bomtalvão (@bomtalvao), que falou sobre a importância da sua formação em Direito, mesmo sem ter seguido na área.

As atividades acontecem por todo o campus, sobretudo na Arena (Centro Comunitário). O evento também conta com orientação profissional, troca de ideias com coordenadores e veteranos dos cursos de graduação, além do Espaço Vestibular, onde os estudantes o recebera dicas de preparação para o Vestibular Unisinos e conheceram as diferentes formas de ingresso na Universidade.
Conheça um pouco das oficinas que rolaram no Conecta
Crie Um Personagem 3D no Blender!
Esta oficina rápida e prática possibilitou aos estudantes colocar a mão na massa e modelar um personagem estilizado usando ferramentas usadas na indústria de games e cinema.

“A oficina abriu a minha mente, porque eu estava com receio do curso de Jogos Digitais por achar que eu não conseguiria criar um personagem, mas vi que consigo sim”, salientou Rainan Alexandre, da Escola São João Batista.
Prática de filmagem: Experiência prática de captação de imagem e som
Os participantes foram divididos em diferentes funções (operação de câmera, direção, captação de som, claquete e atuação) para filmarem uma pequena cena. A oficina oportunizou aos participantes a experiencia do funcionamento de um set de filmagem e que aprendam princípios básicos de realização audiovisual.

“Eu gostei da experiência de participar da oficina, gostei de ver como funciona trás das câmeras estando na frente delas. A iluminação, a câmera e de como temos que cuidar do som, tudo muito divertido”, afirmou Eduarda Yasmin Velho, da Escola Olivia Hirt.
CEO na área: Level Up!
Os estudantes tiveram uma vivência no mundo empresarial, experenciaram o universo de tomada de decisão em Gestão e Negócios.
“Foi uma experiência diferente, me fez pensar em ingressar no curso de Administração”, explica Maria Eduarda Meireles, da Escola Rubem Dario.
O paciente parou, e agora?
Realizada dentro do Laboratório de Análises Clínicas, os participantes foram desafiados a resolver um caso clínico. A partir de pistas laboratoriais, como exames de sangue, urina e microbiologia (simulados de forma segura), os estudantes exploraram o papel das análises clínicas no diagnóstico de doenças. Utilizando técnicas básicas de laboratório e raciocínio clínico, eles interpretaram resultados, levantaram hipóteses e descobriram qual é o diagnóstico do paciente.

“Gostei muito, achei bem realista a simulação de reanimação, senti toda a adrenalina”, contou Sara Wandscheer, aluna do 2º ano do Colégio Evangélico de Panambi.
Um dia na ONU
Os estudantes terão a possibilidade de vivenciar um dia nas Nações Unidas a partir de uma simulação no âmbito da principal Organização Internacional.

“Gostei muito, foi muito bom falar das Relações Internacionais. O curso de RI é uma possibilidade para mim e a oficina ajudou muito”, compartilhou Bruno Machado, do Instituto Evangélico de Novo Hamburgo.
Juri simulado
A atividade simulou um julgamento com acusação, defesa e debate. Aqui o estudante participou como jurado e réu, vivenciando na prática uma situação jurídica e desenvolvendo habilidades necessárias para um profissional do Direito.

“A oficina me tirou a dúvida de como funciona um julgamento e me trouxe a experiência de estar no júri e poder contribuir na decisão da sentença de uma pessoa”, disse Pietro Rodrigues, aluno da escola Sesi Arthur Aluízio Daudt.
Tour estudante por um dia
Os estudantes do Ensino Médio tiveram a chance de vivenciar a Unisinos na prática. Durante o tour, acompanharam a rotina de um estudante da Unisinos: andar de circular, ir à biblioteca pegar um livro, acompanhar uma aula de graduação, montar o título do TCC e ter uma formatura com entrega de certificado.

“Foi uma experiência muito legal, bem interessante para a gente conhecer mais a Universidade. Estou entre os cursos de Psicologia e Moda e, sem dúvidas, já conhecer um pouco do campus já me ajudou muito”, contou Giselth Guzman, da Escola Sesi.
Sobre o Programa Unisinos Conecta
O Unisinos Conecta é um programa de relacionamento com as escolas de Ensino Médio da região e seus alunos. A iniciativa promove atividades durante todo o ano para que os estudantes vivam a Universidade e tenham experiências profissionais antes mesmo de fazer o vestibular.