Trabalho liderado por professora da Escola da Indústria Criativa chega à final do Sigma Awards 2025

Série de reportagens, que contou com participação de Taís Seibt na produção, ficou entre os 50 finalistas de uma das mais prestigiadas premiações do jornalismo de dados em todo o mundo

Crédito: Divulgação

A professora Taís Seibt, da Escola da Indústria Criativa, foi finalista do Sigma Awards 2025, competição que busca reconhecer e homenagear os projetos de jornalismo de todo o mundo que utilizam dados de forma inovadora e eficaz para contar histórias importantes. Organizada pela Global Investigative Journalism Network (GIJN), o Sigma Awards é considerado uma das premiações mais prestigiadas do jornalismo de dados no cenário internacional.

Realizado anualmente desde 2020, o prêmio é aberto a jornalistas individuais, pequenas redações e grandes equipes de mídia que tenham publicado projetos baseados em dados no ano anterior. Na edição deste ano, o Sigma recebeu 498 inscrições de 80 países. Para a final, uma equipe de 22 juízes selecionou 50 trabalhos jornalísticos.

Entre eles, a série de reportagens “Lobby na Comida”, produzido pela Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada no acesso a informações públicas, da qual Taís é integrante. O material investigativo contou ainda com a parceria de O Joio e O Trigo, projeto jornalístico especializado na área alimentar, e apoio dos Institutos Ibirapitanga e Serrapilheira. “Estar entre os 50 finalistas representa um reconhecimento significativo da qualidade e relevância do trabalho desenvolvido”, comenta Taís.

“A cada ano, as inscrições no Sigma – e os vencedores – continuam a aumentar em qualidade e sofisticação”, disse Gina Chua, cofundadora da premiação, em entrevista para o site da Sigma Awards. “Nosso objetivo com a premiação sempre foi ajudar a disseminar ideias e técnicas entre jornalistas de dados em todo o mundo, e é animador ver essa visão se consolidar”, elogiou. Os 10 vencedores, anunciados no final de maio, vieram de trabalhos jornalísticos desenvolvidos nos Estados Unidos, Espanha, Ucrânia, Equador, Rússia, França, México, Gaza e Cisjordânia, Peru e Hong Kong.

Lobistas à mesa

A série de reportagens “Lobby na Comida” mapeou conexões entre agentes privados e autoridades públicas no contexto das discussões sobre mudanças nas normas de fiscalização e registro de agrotóxicos. A investigação foi baseada em dados extraídos da plataforma Agenda Transparente e de solicitações via Lei de Acesso à Informação (LAI).

O projeto analisou compromissos oficiais relacionados à Reforma Tributária, evidenciando que, entre outubro de 2022 e agosto de 2024, foram encontrados pelo menos 752 compromissos com a presença de ao menos um lobista ou empresa que defende ou produz agrotóxicos nas agendas do Governo Federal sobre o tema. “Isso representa uma reunião do governo com lobistas ou empresas do agronegócio a cada 4h48min, considerando apenas as horas úteis da jornada de trabalho e excluindo fins de semana, feriados e pontos facultativos nacionais”, observa a professora.

O projeto foi desenvolvido ao longo de um ano por uma equipe multidisciplinar, envolvendo jornalistas, cientistas de dados, especialistas em advocacy e tecnologia. “Houve um intenso trabalho de apuração e análise, com base em pesquisa sobre o tema e escuta de especialistas para contextualização”, explica Taís, que teve papel central na coordenação do processo, articulando as diferentes frentes da investigação.

Confira a série de reportagens acessando este link.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar