Parceria para a qualificação

Segurança da Informação oferece capacitação e certificação técnica da EMC

Foto: iStock

O mercado de Tecnologia da Informação tem em alta conta aqueles que reconhecem a necessidade de aprimoramento profissional. Estar a par das novidades tecnológicas e saber como fazer uso das ferramentas à disposição são diferenciais para quem quer se destacar. As capacitações acadêmicas são importantes por isso – porque legitimam competências de trabalho.

Pensando em possibilidades de carreira, a Graduação Tecnológica em Segurança da Informação da Unisinos participa, desde 2010, do programa de parcerias da EMC, multinacional da área de TI. Chamada EMC Academic Alliance, a iniciativa permite que os alunos tenham acesso gratuito a cursos e que os professores façam uso de materiais de estudo da empresa em sala de aula.

O projeto também confere certificações técnicas aos estudantes da atividade acadêmica de Tópicos Especiais que tenham integralizado o mínimo de 70% de aproveitamento ao final do semestre – mesmo na eventualidade de reprovação, os alunos passam a integrar o banco de dados da EMC, e isso significa possível indicação aos parceiros que comercializam e implementam soluções do fabricante.

De acordo com um dos coordenadores da graduação, professor Leonardo Lemes, a parceria alia a excelência acadêmica da universidade com práticas desenvolvidas por uma empresa líder no seu segmento. “Essa sinergia resulta na formação de profissionais qualificados e capazes de atender às exigências de um mercado em constante mudança”, avalia.

Para Eduardo Lima, gerente da EMC Academic Alliance, a colaboração entre as instituições “representa uma enorme oportunidade de diferenciação e empregabilidade para os alunos”, pois os cursos complementam “competências e conhecimentos altamente demandados no mercado de trabalho atual, como armazenamento de dados, cloud computing e big data”.

Ensino aplicado

As aulas de Tópicos Especiais são lecionadas pelo professor Eduardo Reck. Durante o semestre, ele lança mão de apresentações da EMC para “conduzir uma lógica quanto à construção de um conhecimento coletivo e, principalmente, para desmitificar alguns conceitos quanto à computação em nuvem, ou cloud computing”, conforme explica. Também orienta duas práticas de laboratório; uma com servidor em sala e outra acessando os laboratórios da EMC/VMware.

O docente comenta que o retorno das aulas é sempre positivo e que os estudantes consideram de fundamental importância a base de conhecimentos adquirida. Para eles, atuar com os mesmos recursos computacionais que as corporações usam atualmente é uma experiência bastante relevante.

Atestado de qualidade

Certificações, de modo geral, servem para comprovar habilidades em áreas específicas. No universo da Tecnologia da Informação, elas são muito valorizadas. Contudo, “a oferta de profissionais certificados no mercado ainda é pequena”, conforme analisa Eduardo Lima, e isso faz do reconhecimento um diferencial competitivo, bem como via para melhores salários.

Essa busca por gente qualificada vem se consolidando no campus universitário: no Brasil, a Unisinos foi pioneira a firmar parceria com a EMC, o que faz dela a universidade com mais experiência no projeto. Além disso, a instituição é uma das únicas a disponibilizar os materiais de ensino em uma atividade acadêmica obrigatória.

“A certificação profissional é a consequência de um processo que concilia o estudo de conceitos e técnicas com a prática realizada em laboratório, e representa, para o curso, que estamos alinhados com as necessidades e expectativas de um mercado em constante crescimento”, conclui o professor Leonardo Lemes.

Sobre a EMC

A EMC Corporation é líder mundial em possibilitar que empresas e provedores de serviços transformem suas operações e ofereçam a TI como serviço. A computação em nuvem é fundamental para essa transformação. Através de produtos e serviços inovadores, a EMC acelera a jornada rumo à computação em nuvem, ajudando os departamentos de TI a armazenar, gerenciar, proteger e analisar seus ativos mais valiosos (as informações) de um modo mais ágil, confiável e econômico. Informações adicionais sobre a EMC podem ser encontradas em brazil.emc.com.