Tem verdura fresquinha no campus

Feira de Agricultura Familiar será realizada nas quartas-feiras na Unisinos São Leopoldo

Foto: iStock

Já pensou em ter frutas, legumes e verduras sem agrotóxicos e disponíveis para comercialização na universidade? A partir de 8 de junho, será oferecido um espaço para mostra da produção agroecológica da região do Vale dos Sinos. A feira, que funciona em caráter experimental até final de julho, será realizada na praça de Heráclito da Unisinos, nas taquareiras em frente à pipocaria (setor B).

A mostra é destinada à comunidade acadêmica e local e tem por objetivo fomentar o consumo consciente e a comercialização justa de alimentos, incentivando a alimentação saudável e o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. A feira funcionará das 10h às 18h, nas quartas-feiras.

O projeto foi idealizado pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, por meio do Observatório da Realidade e das Políticas Públicas do Vale do Rio dos Sinos – ObservaSinos. No mês de julho, será avaliado a permanência e efetivação definitiva do projeto no calendário acadêmico.

Semeando experiências

A Feira da Agricultura Familiar não serve só para a venda de alimentos orgânicos. Além do espaço de comercialização, o IHU promoverá oficinas, seminários e cine-vídeos, oportunizando informação à comunidade acadêmica, produtores e comunidade em geral.

O evento é promovido em parceria com o Programa de Ação Socioeducativa na Comunidade, Banco de Alimentos São Leopoldo e com a Associação Riograndense de Empreendimentos, Assistência Técnica e Extensão Rural de São Leopoldo.

A primeira palestra será realizada no dia 2 de junho, quinta. O debate Feiras Agroecológicas contará com a participação de produtores, consumidores e organizadores, tendo como finalidade promover a discussão da temática entre as partes. A atividade faz parte do IHU ideias, evento promovido todas as quintas-feiras pelo IHU, na Sala Ignacio Ellacuría e Companheiros, das 17h30 às 19h.