TEDx Unisinos Salon Criatividade reuniu estudantes e professores da Escola da Indústria Criativa

Cinco speakers, de diferentes áreas de atuação, falaram sobre a criatividade e sua capacidade de gerar movimentos de transformação pessoal, profissional e social; a apresentação musical ficou por conta de Pietra Keiber

Crédito: Marcos Pereira Feijão

Na última terça-feira, 7/3, o Teatro Unisinos, no campus Porto Alegre, recebeu a primeira edição do ano do TEDx Unisinos Salon. O evento, que não ocorria desde 2020, teve como tema “criatividade e sua capacidade de gerar movimentos de transformação pessoal, profissional e social”. A apresentação ficou por conta da professora da Escola da Indústria Criativa Lisiane Cohen e do diretor de cinema, fotógrafo, compositor e criador de conteúdo digital Crystom Rodrigues.

Crédito: Marcos Pereira Feijão

As “talks”, como são chamadas as palestras, foram direcionadas aos alunos e professores da Escola da Indústria Criativa (EIC). A curadoria do evento foi realizada em conjunto com o Conselho da EIC, com o objetivo de possibilitar uma abordagem ampla do tema “criatividade”. Os convidados (speakers) tinham 10 minutos para falar sobre as suas visões de o que é ser criativo e contar as suas experiências e desafios na indústria criativa.

Carol Biberg
Graduada em Artes Visuais e Gestão Cultural, especialista em Museografia e Patrimônio Cultural, e coordenadora do Programa RS Criativo, da Secretaria Estadual da Cultura, Carol Biberg foi a responsável por abrir as talks. Ela falou sobre a economia criativa, ressaltando a sua diversidade e importância para o mercado de trabalho, tanto em nível estadual quanto em nível global.

Crédito: Luísa Bell

Ela também trouxe exemplos de projetos criativos que geram fontes de renda e acesso à cultura no Rio Grande do Sul, como o “Cozinha Campeira”, em Mostardas, o “Redeiras”, de Pelotas, e o projeto “Vila Elizabeth”, em Porto Alegre.

Por fim, Carol terminou a sua fala convidando todos os presentes a fazerem parte do desenvolvimento da criatividade em prol do desenvolvimento social.

PC Dias

O segundo speaker da noite foi PC Dias, mestrando em Design, sócio e head de criação e estratégia da Eyxo Content Co. Ele começou a sua apresentação trazendo para a plateia uma pergunta: “Quem aí já teve um líder babaca?”. PC Dias abordou, então, sobre a questão do ego, de como ele é, na maioria das vezes, a principal causa de um “líder babaca”.

Crédito: Luísa Bell

PC Dias deu dicas de como ser um líder bacana, como, por exemplo, não tentar ser uma “estrela” e não criar “clones”. “Você não é um plano a ser replicado”, destacou.

Ele também trouxe dados do Fórum Econômico Mundial para demonstrar como os profissionais criativos são necessários, e como a criatividade, na maioria das vezes, é erroneamente deixada de lado na etapa de tomada de decisão.

Desiree do Valle 

Bacharel em Moda, stylist, figurinista, diretora criativa, produtora executiva de moda e elenco e representatividade no meio da moda, a terceira speaker da noite, Desiree do Valle, foi egressa da Unisinos. Ela aproveitou o espaço para compartilhar com a plateia a trajetória da sua carreira, desde quando entrou para a faculdade, em 2016, até a criação da sua agência de moda, a Black Barbie Agency.

Mulher negra periférica, criada de uma forma muito humilde pela mãe, que sempre a incentivou estudar muito, Desiree disse ter crescido acreditando que espaços como o do TEDx Unisinos Salon não pertenciam a ela, mas acreditava muito que, com a educação como ferramenta, poderia transformar sua vida.

Crédito: Luísa Bell

Desiree relatou que sempre levou pautas raciais para dentro da sala de aula, e contou que foi ao longo da graduação que se descobriu e entendeu o que realmente queria fazer. Foi durante esse período em que ela criou o editorial de moda “Black Barbie” (que hoje em dia é a sua marca), portando apenas uma mala de mão cheia de roupas suas – a ajuda de amigos. A ideia principal era resgatar memórias efetivas da sua infância.

“Na época, eu não imaginava nem um pouco aonde isso ia me levar, mas o editorial acabou impactando muitas pessoas nas mídias digitais, que compartilharam. Recebi muitas mensagens de meninas negras que se identificaram com essa imagem também”, destacou Desiree, que relata sempre ter tido o desejo de se ver nesses lugares.

A stylist terminou a sua fala reforçando o quão importante é se sentir representado e pertencente. “Eu estou aqui para provar para vocês que sei que, hoje em dia, posso pertencer a qualquer lugar que quiser, e que narrativas podem ser contadas de outras formas por pessoas de diferentes lugares”, ressaltou.

Kim Trieweiler

Graduado em Publicidade e Propaganda e cursando mestrado em Gestão e Negócios,  Kim Trieweiler também é egresso da Unisinos, e trabalha com estudos de “futuros”, para ajudar empresas a entenderem como navegar na complexidade.

Foi exatamente sobre isso que Kim abordou em sua talk: o futuro da criatividade. “Nós devoramos o futuro ou é o futuro que nos devora?”, questionou. Para ele, absorver movimentos e ideias na arte é ter a capacidade de criar futuros alternativos.

Crédito: Marcos Pereira Feijão

Para explicar a ideia de que existem lugares onde as tendências se difundem, Kim citou uma frase do escritor de ficção-científica William Gibson, que disse ser muito usada por quem trabalha com estudos de futuros: “O futuro já está aqui, só não está muito bem distribuído”.

Para Kim, precisamos olhar para essa frase com um olhar crítico, pois a ideia de que tem lugares que acumulam mais futuro do que outros é real. “Existe uma única linha do tempo que nos divide, uma linha entre nós (sul global) e eles (norte global), que nos divide em presente e futuro”, ressaltou.

O speaker apontou que nós temos a tendência de só olhar para os grandes projetos, como, por exemplo, os nano robôs, considerados um grande avanço da medicina. Mas, no Brasil, já existem projetos futuristas e que são pouco conhecidos, como o uso da pele de tilápia para o tratamento de queimaduras.

Dessa forma, Kim terminou a sua fala convidando o público a olhar o futuro como um cone, e não como uma linha reta. “Existem várias possibilidades, várias linhas alternativas que podem ser utilizadas por nós”, destacou.

Filipe Matzembacher e Marcio Reolon 

A dupla de diretores e roteiristas de reconhecimento nacional e internacional Filipe Matzembacher e Marcio Reolon ficaram responsáveis por fechar a rodada de talks.

Eles tratam em seus trabalhos temas universais e contemporâneos, como, por exemplo, a representatividade LGBTQIAPN+, ao fazer cinema queer, através de narrativas envolventes, estéticas refinadas e uma forte direção de atores.

Crédito: Luísa Bell

Filipe e Marcio, que trabalham juntos há 15 anos, utilizaram o palco do TEDx Unisinos Salon para falar sobre cinema, arte e como é desenvolver um processo criativo em dupla.

Para eles, trabalhar em dupla é poder contar um com o outro. Um dos pontos mais importantes, segundo destacaram, é saber administrar as diferenças de cada um e se inspirar um no outro. Filipe disse que a criatividade, no seu conceito mais amplo, vem de um trabalho em equipe com o seu parceiro. “A gente usa a paixão do outro como motor para a criatividade e para o resultado que a gente vê no final”.

Marcio também reforçou a importância de investir em tempo: “É preciso ter tempo para se dedicar em criar uma ligação especial, pois parcerias criativas dificilmente surgem magicamente da noite para o dia”.

Encerramento

Para encerrar a noite de muita troca e aprendizagem, o evento contou com a apresentação da cantora, compositora, produtora musical e cultural Pietra Keiber , que vem se destacando na cena artística do país. Pietra dedicou o show para a sua avó, que está passando por um momento difícil de saúde.

Crédito: Luísa Bell

Com um repertório recheado de músicas autorais que falam de diferentes tipos de amor, em uma pegada MPB e rock, a artista, que utiliza da sua arte como forma de expressão e reflexão, cativou os corações do público presente no Teatro Unisinos.

Fique por dentro

Não conseguiu acompanhar o evento no dia? Fica tranquilo, pois em breve serão publicadas todas as talks no YouTube do TEDx Unisinos e no site oficial do TEDX.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar