O papel da escola nas escolhas dos alunos

TEDxUnisinosSalon discutiu as dificuldades que os estudantes encontram na hora de escolher qual carreira seguir

“Escolhas para Aprender” foi o tema da segunda edição do TEDxUnisinosSalon que aconteceu hoje, 17/9, no Auditório Maurício Berni, na Unisinos, campus São Leopoldo. Durante a manhã, os palestrantes Aline Jaeger, César Karnal e Deise Margô Muller contaram um pouco das experiências na vida e as dificuldades que os jovens têm na hora de decidir o que querem ser.

O diretor da Unidade Acadêmica de Graduação da Unisinos, Gustavo Borba abriu o evento falando sobre a importância do encontro. “Conectar ainda mais pessoas que possam repercutir ainda mais ideias”, completou. A primeira palestra foi comandada pelo psicólogo, César Karnal, que discutiu sobre as escolhas profissionais e o impacto que elas têm na vida das pessoas.

Ele pediu para que os professores tenham cuidado com aquilo que falam sobre a profissão, pois podem influenciar. “Cuidem o que vocês falam sobre o trabalho. Cuidem o que vocês falam sobre a profissão. Os alunos levam muito em conta o que os pais e os professores falam”, e completou destacando as dúvidas que os alunos encontram. “A dúvida é a chance que a gente tem de poder ponderar as coisas e fazer uma escolha melhor”, explica.

Aline Jaeger, professora da Graduação em Letras e em Administração – Gestão para Inovação e Liderança Unisinos, falou sobre como lidar com perdas e as escolhas. Ela afirmou que as pessoas podem ter as mesmas perdas, mas o que difere são as decisões tomadas durante a vida. Sobre escolhas, ela acredita que é algo tão difícil por estar relacionado com responsabilidade.

“A liberdade não é a habilidade de fazer aquilo que você quer. A liberdade é a vontade e o desejo de fazer aquilo que você quer. Se você não está disposto a se sacrificar, você não quer tanto assim”, afirma. Ela concluiu questionando o público sobre qual escolhas precisam fazer hoje? E pediu para que cada um pense e sinta mais suas escolhas.

A última palestrante convidada foi a pesquisadora, Deise Margô Muller, que falou sobre suas experiências até seguir o caminho da pesquisa e também sobre as dificuldades que os alunos encontram na hora de decidir. “Nada melhor do que trabalhar com aquilo que a gente gosta. Que é paixão”, encerrou.

E se você gostou do TEDxUnisinosSalon, no dia 30 de outubro acontece o TEDxUnisinos2015. O evento será no Teatro do Sesi, na Fiergs das 9h às 15h, com o tema Ideas for everyday life. Interessados em fazer a inscrição e outras informações você confere no site do TEDxUnisinos.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar