Ubivis é destaque na etapa de Ideação do Programa Go.GlobalX

Iniciativa visa desenvolver negócios inovadores com potencial de impacto global

Crédito: Divulgação

Lançado no final de 2020, o Programa de Aceleração Go.GlobalX busca impulsionar a criação de negócios inovadores com potencial de impacto global, aumentar a taxa de sucesso destes negócios e potencializar a transformação de conhecimento científico em negócios. Com duração de um ano, o programa conta com quatro etapas: Ideação, Validação, Tração e Escala.

O gestor de Projetos de Inovação no Sebrae RS, Gustavo Moreira, explica que foram selecionadas 35 startups para a primeira fase. Destas, 21 empresas avançaram para a etapa de Validação, que segue até junho. “Na primeira etapa do Go.GlobalX, as startups buscaram potencializar suas ideias. Agora, selecionamos quem vai efetivamente desenvolver seu produto. Acreditamos que há grande chance de gerar oportunidades de negócio”.

Com foco na indústria, um dos setores mais tradicionais da economia, a Ubivis, que tem sede em Curitiba (PR), é uma das startups que se destacaram na fase de Ideação do programa. Oferece uma solução completa para otimizar a operação industrial via um Sistema IoT (internet das coisas) para coleta e troca de dados e análise via inteligência artificial para aprendizado de máquinas. A solução moderniza o processo fabril com a atualização do maquinário através de adição de um dispositivo, proporcionando um salto tecnológico para a Indústria 4.0.

De acordo com o CEO da Ubivis, Paulo Henrique Souza, a startup começou a implantar seu primeiro sistema em 2016. De lá para cá, a empresa foi ganhando experiência e conquistando novos clientes. Dentre eles, destacam-se projetos desenvolvidos com Shell, Electrolux, Nestlé, Vale, Usiminas, Toyota e P&G. “Nossa plataforma atingiu um nível de maturidade onde é possível começar a expandir a nível internacional. O Go.GlobalX pode nos ajudar a melhorar nossa máquina de vendas”, destaca.

Para Moreira, fatores como comprometimento, participação, entregas e a apresentação para a banca, foram fundamentais para que a Ubivis fosse destaque na etapa de Ideação do Go.GlobalX. “Esse engajamento demonstra o interesse em fazer dar certo. Para nós é desafiador estar desenvolvendo um programa que visa a inserção no mercado global, além de aproximar as startups com ecossistemas que são referência em todo o mundo”.

Aproximação com Estônia e Canadá

Durante a etapa de Ideação, que está sendo realizada de forma online, as startups participam de diversas atividades como, por exemplo, mentorias e workshops. Destacam-se os encontros para apresentar os ecossistemas de inovação da Estônia e do Canadá. Souza entende que as reuniões ajudaram a mapear os possíveis cenários de internacionalização para a Ubivis, cujo principal interesse está no Canadá e América do Norte. “O programa está dando uma base para conhecermos outras experiências. Estamos buscando conexão com uma aceleradora que trabalhe com a indústria 4.0. Nosso objetivo é fazer um processo de internacionalização direcionado. Assim, seremos mais assertivos”, destaca.

Na etapa de Validação, Souza pretende refinar o modelo de negócios da startup. “A Ubivis é uma empresa já validada no mercado nacional. Queremos aproveitar o cenário de oportunidades que o Go.GlobalX nos oferece, a fim de entender a melhor forma de levar nossa solução para o mercado internacional”.

Sobre o Programa

O Programa Go.GlobalX, que segue até dezembro, é resultado de uma parceria do Sebrae, da Unicred e das três universidades que compõem a Aliança para Inovação: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), através de seus Parques Tecnológicos.

Estão participando da etapa de Validação do Go.GlobalX as seguintes startups: Ad Fabula Startup, Adios.Life, Apus Drones, Befer, Click Prosa, Epigenica Biosciences, Iris Lab, Kuzco, Localpass, Nutrition Thinking® Co., OvinoPRO, Praxi, PROVID, Rua$, Sage, Singular Dynamics, TideSat, Ubivis, Wuma, Zenite Studio e ZeoFertil.