Tecnologia e humanidades juntas

Aula Magna do curso de Medicina e Cerimônia de entrega dos jalecos aconteceram nessa sexta-feira, 22/3

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na noite da última sexta-feira, 22/3, aconteceu a Aula Magna do curso de Medicina da Unisinos, na Claraboia da Biblioteca, no Campus São Leopoldo. A conferência teve como tema “Um paciente é mais do que a ciência mostra” e foi conduzida pelo professor Carlos Roberto de Almeida Júnior, chefe de neurocirurgia do Hospital do Câncer de Barretos (UCB) e professor da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos (FCS).

A coordenadora do curso de Medicina, Nêmora Barcellos, deu boas-vindas aos presentes e apresentou um vídeo destacando a importância de tratar os pacientes com carinho. “Todos os anos recebemos novos futuros médicos. Desde que chegam, tentamos ensinar o que é sagrado. Aprendemos juntos para mostrar que somos todos iguais”, afirmou.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Durante a aula magna, o professor Carlos Roberto apresentou as unidades e centros de formação do HCB e enfatizou a importância da tecnologia e das humanidades andarem juntas. “Vocês têm aqui uma oportunidade que eu ainda estou tentando construir lá, que é as humanidades dentro das disciplinas do curso”, destacou.

O professor falou que temos que acabar com a ideia de trabalhar em dois grupos: os intelectuais das humanidades e os cientistas das tecnologias. “O ser humano precisa ser entendido como um todo. Essas áreas precisam ser integrar, vamos unir essa ponte”, pediu.

Crédito: Rodrigo W. Blum

O Carlos ainda afirmou que a Medicina precisa dialogar com outras áreas. “Os médicos se acham uma casta sacerdotal em que ninguém pode dar palpite. A expansão da tecnologia e o acesso à informação traz assuntos médicos para serem debatidos na sociedade e os médicos precisam estar preparados para esse debate”, afirmou.

Durante a conferência, o palestrante apresentou casos reais de decisões que precisam ser tomadas pelos médicos e explicou a importância de ter presente três valores: autonomia, dignidade e empatia.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Cerimônia de entrega dos jalecos

Após a aula, ocorreu a Cerimônia de entrega de jalecos, em que 71 estudantes, da 3ª turma de Medicina da Unisinos, receberam seus primeiros jalecos. Alguns familiares dos alunos também participaram desse momento, que simboliza o início dos estudos e o comprometimento com a integridade que a profissão requer.

Crédito: Rodrigo W. Blum

“Esse momento representa a realização de um sonho. Lutei bastante, estudei muito para conseguir estar aqui. Hoje é o início da minha carreira na Medicina”, afirmou a futura médica, Débora Oliveski.

“É um marco da entrada na faculdade e para minha carreira, já que é meu primeiro evento como estudante de Medicina”, disse o acadêmico Carlos Ferreira, ao receber seu primeiro jaleco.

Aula Magna do curso de Medicina da Unisinos 2019