South Summit: Tecnosinos e São Leopoldo participam da maior feira de inovação do mundo

Evento, que ocorre entre os dias 4 e 6 de maio em Porto Alegre, vai contar com a presença de representantes do Parque, da Unisinos, da prefeitura e da Acist/SL

Crédito: Divulgação

O South Summit Brasil, um dos maiores eventos internacionais de inovação e tecnologia, começa nesta quarta-feira, 4, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Durante três dias, a Capital vai reunir milhares de pessoas em busca de oportunidades de negócios. O Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos marcará presença no espaço Innovation, ao lado de outros parques tecnológicos, apresentando as empresas consolidadas, startups e as iniciativas de fomento à inovação e empreendedorismo. O estande também vai reunir as instituições representantes da Governança do Tecnosinos, que é compartilhada entre a Unisinos, a Prefeitura de São Leopoldo, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo – ACIST-SL e a Associação das Empresas do Polo de Informática de São Leopoldo.

Confira a programação aqui.

O diretor da Unitec e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, destaca que o evento será um marco na história da inovação no Estado do RS. “O South Summit tem potencial para gerar uma onda de novas oportunidades para empresas, ambientes de inovação, governos, sociedade e universidades. Queremos atrair novas empresas e criar conexões para novos negócios com empresas estabelecidas no Parque”.

Para o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, o South Summit é importante para o Estado e para São Leopoldo. “A feira nos traz muitas perspectivas, porque vamos participar em conjunto com o Tecnosinos, um dos maiores e melhores parques tecnológicos do país. Vamos levar a nossa experiência de governança compartilhada entre poder público, universidade, investidores demonstrando a assertiva desse processo para o desenvolvimento de São Leopoldo também no processo de inclusão social”. Além disso, Vanazzi destaca o compromisso do município com a transformação social. “Desenvolvemos ações de qualificação aos jovens, em parceria com o Parque, como o Programa 3 mil Talentos TI. Defendemos sempre o diálogo, a interação entre poder público e os setores econômicos, visando o desenvolvimento. Saudamos a participação do Tecnosinos e das startups na feira, que vão mostrar e surpreender os visitantes com a qualidade do que é desenvolvido aqui”.

O vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL, Daniel Klafke, destaca que o South Summit possibilita a divulgação além-fronteira da diversidade e da qualidade das empresas instaladas tanto no Tecnosinos quanto nas Unidades Tecnológicas instaladas junto ao Parque. “A soma destes mais diferentes modelos de negócio é a inovação em seu modo genuíno. O desenvolvimento de soluções para setores que vão desde o agronegócio ao aeroespacial mostra o avanço das tecnologias geradas em São Leopoldo”, sintetiza. Ele lembra que o surgimento do Parque, há mais de 20 anos, foi uma demanda do setor empresarial, que naquela época já percebia a necessidade de alterar a matriz produtiva, passando das commodities para a tecnologia, consolidando assim, ao longo dos anos, um dos mais modernos parques tecnológicos do mundo. “É esta força desenvolvedora que será mostrada para os milhares de visitantes da feira”, assinala.

Crédito: Divulgação

Mais de 1.000 startups

Nos três dias do South Summit, serão mais de 400 palestrantes e 50 finalistas escolhidos entre os mil projetos inscritos para o Startup Competition. Finalista na categoria Indústria 5.0, a Arpac, uma empresa de drones graduada no Tecnosinos, desenvolve serviços aéreos agrícolas com drones profissionais para aplicação de defensivos químicos e agentes biológicos, com equipe especializada e equipamentos desenvolvidos para as culturas brasileiras.

Esta é a primeira vez que o South Summit acontece fora da Europa. Segundo a organização, a escolha de Porto Alegre se deu pelo seu ecossistema de inovação, que conta com grandes parques tecnológicos e mais de mil startups. Entre os speakers de renome confirmados estão Guilherme Benchimol, Founder da XP Inc; Christopher Gavigan, Cofounder e CEO da The Honest Company; e Andre Street – Founder da Stone.

Rota da Inovação

No dia 5 de maio, das 9 às 12 horas, será realizado a Rota da Inovação: Conecte-se ao Ecossistema de Inovação da Unisinos/Tecnosinos. O evento, que integra a programação do South Summit, ocorre no Campus Unisinos Porto Alegre. Na oportunidade, serão apresentadas as empresas e startups do Tecnosinos, além dos ambientes promotores de inovação e mecanismos de geração de empreendimentos, como a incubadora da Unisinos, os cinco institutos tecnológicos e o Portal de Inovação.