Semana do Meio Ambiente da Unisinos tem início na próxima semana

Além de palestras on-line, a XIII edição levará oficinas de Educação Ambiental às escolas de São Leopoldo

Crédito: Rodrigo W. Blum

A XIII edição da Semana do Meio Ambiente ocorre na próxima semana, entre os dias 30/05 e 03/06, com uma série de palestras on-line, que serão ministradas por estudantes universitários e professores de cursos da área ambiental da Unisinos, responsáveis técnicos pela área ambiental de algumas empresas de São Leopoldo parceiras do projeto. “Estes profissionais, além de uma formação técnica na área, possuem um compromisso com esta transformação através da sensibilização do público-alvo. Quando passamos a atuar como agentes de transformação daquilo que nos incomoda, queremos inspirar outros para que também atuem para a mesma mudança, este é o nosso objetivo”, destaca Amanda Kieling, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental.

A novidade desta edição é que o evento está sendo levado às escolas de São Leopoldo com oficinas de Educação Ambiental, em uma parceria entre o SGA Unisinos, os Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Biologia e as graduações em Engenharia Ambiental e Engenharia Civil com a Prefeitura Municipal e as empresas parceiras Sthil, GPS e Datwyer, onde serão abordados assuntos como: sustentabilidade, cidades sustentáveis, saneamento básico (água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem urbana), uso de recursos naturais e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As oficinas nas escolas se estendem até o final de junho, com cerca de 20 estabelecimentos de ensino sendo visitados e uma estimativa de alcançar um grupo de até cinco mil alunos nesta atividade. “A importância de levar a o evento da Semana do Meio Ambiente para as escolas está no processo de sensibilização de crianças e jovens para as mudanças necessárias frente às questões ambientais. Quando falamos de desenvolvimento sustentável, o foco está na manutenção da qualidade ambiental para as gerações futuras. Neste caso, estamos trabalhando com esta geração futura que também precisa ter um comportamento ambiental responsável”, explica Amanda.

A Unisinos foi a primeira universidade da América Latina e a quinta do mundo a obter a ISO 14001 e segundo a professora da Escola Politécnica isso mostra o compromisso que a Universidade tem com as questões ambientais, dando a oportunidade de geração e transferência de conhecimentos e tecnologias para a comunidade acadêmica. “Um dos aspectos relevantes descritos na Política Ambiental da Unisinos (SGA Unisinos) é exatamente a conscientização ambiental e a transferência de conhecimento para a comunidade. Assim, o processo de aprendizagem do aluno está em sintonia com as práticas adotadas pela Universidade, reforçando a nossa responsabilidade socioambiental através da promoção de saberes e integração com a nossa sociedade”, informa.

Abaixo, você pode visualizar os temas, dias e horários das palestras, que são destinadas ao público em geral. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Confira a programação da XIII edição da Semana do Meio Ambiente

Segunda-feira, 30/05

• Palestra: Modelagem de Qualidade das Águas como subsídio ao Enquadramento na Bacia do Sinos
  • Palestrante: Sidnei Agra (Profill Engenharia e Ambiente)
  • Mediadora: Professora Joice Cagliari
  • Horário: 19h30 às 21h, on-line via Teams

Terça-feira, 31/05

• Palestra: Produção orgânica de Alimentos e Sistemas agroflorestais
  • Palestrante: Professora Regina Célia Espinosa Modolo
  • Mediadora: Professora Feliciane Brehm
  • Horário: 17h30 às 19h, on-line via Teams
  • Palestra: Energias renováveis e o Oceano, por onde anda o Brasil?
  • Palestrante: Carla de Abreu D’Aquino (UFSC)
  • Mediadora: Professora Daiane Calheiro
  • Palestra: Emissões Atmosféricas: O que são e como medir
  • Palestrante: Daniela Migliavacca Osório
  • Mediadora: Professora Feliciane Brehm

Quarta-feira, 01/06

• Palestra: Discussão sobre Impactos do Planares novo, Decreto Recicla +  e PL “Programa Nacional da Recuperação Energética de Resíduos” na Sociedade
  • Palestrantes: Elizabeth Grimber, Kellen Cristine Pasqualeto e Elisa Kerber
  • Mediadores: Joice Maciel e professor Carlos Alberto Mendes Moraes

Sexta-feira, 03/06

• Palestra: Sustentabilidade: a importância da informação no desenvolvimento da sociedade.
  • Palestrantes: Lea Beatriz Dai Prá e Natália Fontoura
  • Mediadora: Professora Daiane Calheiro