Se essa lua fosse minha

Filme de estudantes do curso de Realização Audiovisual da Unisinos é premiado no 42° Festival de Cinema de Gramado

Todo o esforço de meses dedicados à direção do curta Se essa lua fosse minha foi recompensado quando Larissa Lewandoski ouviu seu nome entre os premiados no 42° Festival de Cinema de Gramado. “Ficamos muitos surpresos, não esperávamos ganhar, já estávamos felizes em estar participando”, contou a aluna, ao lembrar do momento em que o filme foi chamado. “O resultado nos deixou satisfeitos, principalmente porque a partir de agora estaremos mais estimulados para fazer outros filmes. Como esse prêmio as pessoas vão olhar diferente para nós, nesse sentido vai nos abrir portas”, complementou.

O curta dirigido por Larissa foi produzido em 2013 na disciplina de Documentário, ministrada pelo professor Boca Migotto. “Ser o professor dessa disciplina, é uma honra enorme, pois estou ensinando documentário em um dos principais cursos de cinema do Brasil. É o primeiro ano que dou essa disciplina. Quando abriu a possibilidade de dar aula de documentário, fui cara de pau mesmo, de ligar para o coordenador do curso e não só me oferecer para a disciplina, mas até de insistir com ele. Era uma grande responsabilidade substituir o antigo professor e fazer bonito no primeiro ano. Quando conseguimos realizar três belos documentários na disciplina, elogiados pelo público e pelos professores, me senti realizado. Quando esse documentário em especial, começou a entrar em festivais, dentre eles São Paulo e Gramado, fiquei muito feliz. Agora, ganhar a mostra nacional é algo que me orgulha muito, pelos alunos e pela forma como a disciplina foi pensada”, contou.

Boca ainda afirmou que esse passo permite que o trabalho nos próximos anos seja ainda melhor. “Esse resultado nos permite pensar em novos desafios. Quem sabe um núcleo de produção de documentários dentro da Unisinos, para alunos de outros cursos?”, sugeriu. O professor acredita que receber esse reconhecimento é muito motivador para os alunos.”Estamos falando de um prêmio nacional em um dos mais tradicionais festivais do Brasil. Muitos cineastas nem conseguem entrar, só o fato deles serem selecionados já é uma conquista enorme. Vencer o melhor filme apenas atesta a qualidade do documentário. O Brasil está falando desses alunos hoje, outros cineastas já sabem quem são eles e do que são capazes”, ressaltou. O elenco completo do filme contou com Larissa Lewandoski (direção), Jonas Costa (produção, som e música), Pedro Gossler (roteiro e direção de foto), Clarissa Virmond (direção de arte) e Francisco Sieczkowski (montagem e música).

O documentário, que conquistou o primeiro lugar na categoria curta-metragem, aborda a vida de moradores de rua, num paralelo com a história dos astronautas. Se essa lua fosse minha projeta ideias de como será o futuro. Esse é o segundo ano consecutivo que as produções do curso de Realização Audiovisual da Unisinos têm seu trabalho premiado. No ano passado foi a vez de O Matador de Bagé, de Felipe Iesbick, que na Mostra Gaúcha ganhou os prêmios de melhor curta, ator e trilha sonora.