Reunião sela parceria entre Abinee e Unisinos

5º Fórum Brasil Coreia é espaço de troca entre associados e convidados do evento

Nesta quinta-feira, 13 de agosto, associados da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e integrantes da alta administração da Unisinos, se reuniram na sala de seminários da Biblioteca. O encontro aconteceu para assinatura do convênio de cooperação mútua entre a universidade e a Abinee – APL automação e controle, por meio da Unidade Acadêmica de Pós-Graduação.

O objetivo dessa união é a concessão de descontos relacionados a parceiras entre a associação e a Unisinos.  As empresas associadas, que forem formalmente indicadas pela Abinee, receberão desconto de 10% ao contratarem serviços do Instituto Tecnológico em Ensaios e Segurança Funcional (itt Fuse) e Instituto Tecnológico em Semicondutores (itt Chip). Também receberão desconto os alunos que forem indicados por associados para os cursos de mestrado profissional em Engenharia Elétrica e mestrado em Computação Aplicada. A Abinee possui como associadas empresas nacionais e estrangeiras, de todos os portes, instaladas em todas as regiões do Brasil.

Para o presidente nacional da Abinee, Humberto Barbato, a parceira é uma ótima iniciativa. “Estou muito satisfeito com esse convênio com a Unisinos, uma universidade que tem colaborado tanto na área eletroeletrônica. O convênio será uma alavanca para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil no setor”, avaliou.

O reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, destacou em sua fala a importância de investirmos no país. “Temos que investir no país, porque o Brasil é a nossa casa comum e em tempos de crise, às vezes, surgem oportunidades de crescer. Neste sentido, a questão eletroeletrônica é decisiva para entrarmos no mercado globalizado”, afirmou.

O diretor da Unidade Acadêmica de Pós-Graduação, Alsones Balestrin, falou sobre a relevância da assinatura do convênio. “Essa parceria com a Abinee nacional tem uma importância muito grande. Isso mostra a excelência da Unisinos, quando a universidade, através dos institutos, presta serviço para empresas e cria uma relação diferenciada dos itts com os associados da Abinee, gerando valor e inovação”, destacou.

Após a assinatura do convênio, associados, convidados do 5º Fórum Brasil Coreia e representantes da universidade se reuniram no terraço da Biblioteca para um brunch. Na ocasião, antes da assinatura do contrato, os participantes tiveram a oportunidade de discutir sobre os temas do evento: ciência, tecnologia e inovação.

Durante o debate, o coordenador do 5º Fórum Brasil Coreia, Rodrigo Righi, apresentou uma palestra sobre IoT (Internet of Things). O presidente da Abinee também ministrou uma conferência falando sobre a situação atual e o cenário macroeconômico das indústrias do setor eletroeletrônico brasileiro. Humberto trouxe em sua apresentação uma série de indicadores e ponderou sobre os impactos que o IoT terá na produtividade da industrial até 2020.