Reitor participa de encontro internacional do Universia

Crédito: Divulgação

O reitor, Pe. Sergio Mariucci, participou no mês de maio do V Encontro Internacional de Reitores Universia. O evento aconteceu entre os dias 8 a 10, em Valência, na Espanha, e teve como tema “Universidade e sociedade”.

A reunião dos reitores é um dos maiores encontros do mundo. Estiveram reunidos cerca de 700 reitores e líderes universitários de 14 países, além de personalidades da política, e representantes de empresas e instituições nacionais e internacionais.

A quinta edição teve como foco o papel da universidade como força motriz para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável. No contexto atual, com grandes desafios como a transformação digital, emergência climática e desigualdade social, as universidades têm um enorme potencial como catalisador.

“Na relação da universidade com a sociedade o evento ampliou o foco da compreensão sobre as tecnologias que incidem nessa relação e que trazem perguntas sobre o papel das universidades no cenário da economia digital, dos novos portfólios de empregos e na formação nos valores relacionados à economia criativa e, também, justa nos âmbitos socioambientais”, pontua o reitor.

Crédito: Divulgação

O Encontro contou com painéis e debates em torno de três eixos temáticos: formação ao longo da vida ou aprendizagem contínua; promoção do empreendedorismo e da inovação; redes e interconexão entre as universidades e outros agentes sociais.

Formação ao longo da vida: concentra-se em novos modelos de aprendizagem, o desenvolvimento de habilidades transversais e o papel da universidade na formação ao longo da vida.

Empreendedorismo e a inovação: aborda o empreendedorismo, a inovação e a transferência de tecnologia em resposta aos desafios sociais.

Redes e interconexão: considera a mobilidade acadêmica, a ciência aberta e a cooperação universidade-empresa como veículos de promoção do desenvolvimento social e econômico.

No evento também foi lançada a “Declaração de Valência”, em que os reitores das universidades se comprometeram em contribuir para o desenvolvimento social e econômico mais sustentável, com formação, inovação e pesquisa. Por meio dos seguintes alinhamentos:

1. Fortalecer a missão da universidade para que a docência, a investigação e a transferência de conhecimento integrem os desafios sociais, ambientais e econômicos;
  2. Ampliar oferta de formação para as diferentes etapas da vida adulta;
  3. Proporcionar aos alunos uma formação integral, incluindo conhecimentos multidisciplinares, habilidades transversais e valores;
  4. Cultivar nos alunos habilidades inovadoras e empreendedoras que aumentem sua empregabilidade;
  5. Integrar desafios globais e locais nas agendas de investigação das universidades;
  6. Facilitar diferentes formas de mobilidade para estudantes e acadêmicos das universidades;
  7. Aumentar a colaboração com outras universidades, governos, indústria e sociedade em geral, em docência, investigação e transferência.