Direito Penal e Direito Processual Penal: uma grande chance de mudança na carreira

A partir da especialização, Tafate Viana foi atrás do seu sonho do tempo da graduação

Crédito: Getty Images

Estável em um emprego na Defensoria Pública, Tafate Viana planejava novos rumos para sua carreira. Para isso, resgatou um antigo sonho do período em que estudava na graduação de Direito da Unisinos: ingressar na advocacia criminal. Para que esse desejo tornasse realidade, iniciou a Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal. “Estava justamente repensando em continuar no cargo público. O curso me fez tomar essa decisão de mudar a minha área de atuação”, lembra.

No decorrer da especialização, Tafate se exonerou do seu cargo na Defensoria Pública e montou, junto com o seu sócio, um escritório especializado em Direito Penal Econômico. “O curso me apresentou diversos temas atuais por meio de aulas com grandes casos criminais. Pude ter contato com professores com grande domínio teórico, além de colegas que possuíam o mesmo interesse acadêmico. Foi muito enriquecedor”, destaca.

Crédito: Arquivo Pessoal

Muito do que aprendeu em sala de aula foi possível desenvolver em seu escritório. “Tanto a interdisciplinaridade enfatizada, como o resgate histórico sobre o processo na inquisição, foram alguns dos focos principais da especialização curso. Isso mostra a preocupação dos professores em formar um profissional pensante. O curso proporcionou aos estudantes realizarem debates, para que pensassem o direito e o processo penal com o intuito de melhorar os sistemas criminais”, frisa.

A sua dedicação nos estudos teve outro desdobramento. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso, Tafate abordou o “Ato de ofício nos crimes de corrupção ativa e passiva”, o que contribuiu para que recebesse um convite. Em breve, a aluna vai ter um artigo seu publicado em um livro, com o título provisório, “Prisões e medidas cautelares no processo penal brasileiro”.

Capacidade intelectual reconhecida pelos docentes

Conforme recorda o decano da Escola de Direito e professor da Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal da Unisinos, Miguel Tedesco Wedy, Tafate é uma estudante com grande desempenho nas aulas desde a sua graduação. “Extremamente comprometida, estudiosa, com pensamento crítico, se destaca pela excelente capacidade intelectual”, enfatiza.

Para a coordenadora da Especialização, Débora Poeta, a preocupação da aluna com a defesa dos direitos humanos merece um relevante reconhecimento. “Nos dias de hoje, é um grande diferencial a ser valorizado. Além disso, considerando sua experiência na advocacia em inúmeros casos criminais na defesa de agentes públicos e privados, ela sempre contribuiu muito nos debates práticos durante as aulas”, relembra.

Sobre a Especialização

Problemas como o crime organizado e os delitos ambientais e econômicos vêm desafiando a ciência penal nos últimos anos. Atualizada com as mais recentes teorias acerca da criminalidade contemporânea, a Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal da Unisinos se projeta no cenário jurídico brasileiro como importante fonte de renovação na formação profissional para a área.

O curso oferece uma análise integral e crítica da reforma do processo penal, estudando a evolução do pensamento criminológico e o papel da política criminal na sociedade globalizada. As aulas apresentam a relação do Estado de Direito com a pena, e o Direito Penal é debatido desde uma perspectiva de transformação social até as suas especificidades nas áreas ambiental e econômica. A legislação recente é estudada de forma prática, com a análise de resolução de casos, e os alunos são estimulados a desenvolver um conhecimento prático do Tribunal do Júri. A especialização ainda aprofunda conhecimentos em relação às espécies de prisão e as diversas formas recursais, seus fundamentos e hipóteses de cabimento.

Você será instrumentado para desenvolver atividades com ênfase na esfera penal (direito material e direito processual), e com foco no estudo das bases e desdobramentos teóricos dessa área do Direito, bem como aprofundamento do debate e do conhecimento sobre os problemas práticos e teóricos enfrentados pelas ciências criminais. A Especialização promoverá um estudo crítico dos direitos fundamentais e dos princípios que regem o Estado democrático e social de Direito. Direcionado à formação de juristas, o curso preza por um aprendizado cientificamente comprometido e pelo ensino como promoção da educação por toda a vida.

Inscrições abertas

Achou interessante a Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal? Saiba mais informações e realize sua inscrição clicando aqui.

Para conhecer e se inscrever em outra Especialização ou MBA, acesse unisinos.br/pos.