Reitor da Unisinos participa de encontro com o governador que marca oficialmente o início do programa Professor do Amanhã

O encontro contou com a presença dos reitores e representantes das 11 Instituições Comunitárias de Ensino Superior participantes do programa

Crédito: Divulgação

Na terça-feira, 09/04, o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, esteve presente em um café da manhã, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que marcou oficialmente o início das aulas do programa Professor do Amanhã. A ação contou com a presença do governador, Eduardo Leite; do vice-governador, Gabriel Souza; da titular da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp; e da secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, além dos reitores e representantes das 11 Instituições Comunitárias de Ensino Superior contempladas pelo programa.

O encontro foi uma oportunidade para debater sobre o Professor do Amanhã e atualizar os dados das instituições sobre os matriculados nos cursos de licenciatura. O governador, Eduardo Leite, comentou sobre o significado desse momento e do programa. “Estamos convencidos da importância desse programa na formação de professores para enfrentarmos o apagão que vem acontecendo nas licenciaturas. Hoje, o Estado tem capacidade de fazer esses investimentos e não podemos dar nenhum passo para trás”, disse.

Pe. Sérgio destacou: “Esse programa é fruto exitoso de um pleito conduzido pelo COMUNG, hoje presidido pelo reitor da UNISC, professor Rafael. Aqui se afirma a valorização da carreira docente, com o incentivo ao aluno, e confirma a qualidade das universidades comunitárias. Esse programa merece ser expandido a outras áreas e ampliado em número de vagas”.

Sobre o Professor do Amanhã

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, criou o programa Professor do Amanhã, que oferece bolsas de estudos para cursos de licenciatura presencial em instituições comunitárias. O objetivo é a formação de professores para suprir as carências da rede pública de Educação Básica no Estado e, dessa forma, fortalecer a educação.

A Unisinos contemplou 100 bolsas aos estudantes que preencheram os requisitos necessários, garantindo a eles a mensalidade gratuita, além de uma bolsa de R$800 durante o período de quatro anos, com isenção de taxas. As vagas foram destinadas para as graduações em Biologia (10 vagas), História (25 vagas), Letras – Português (10 vagas), Letras – Português/Inglês (15 vagas) e Matemática (40 vagas). A Unisinos recebeu 648 candidatos para 100 vagas, uma das universidades com maior procura.