Reitor da Unisinos palestra para Rede Jesuíta de Educação

Evento aconteceu hoje, 31/8, no Auditório Bruno Hammes

Foto: Roberto Caloni

Nesta manhã de quarta-feira, 31/8, foi realizada uma palestra do reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino dentro da programação do Seminário da Rede Jesuíta de Educação. A atividade aconteceu no Auditório Bruno Hammes, no campus São Leopoldo.

O momento de conversa serviu para uma troca de experiências e de conhecimento. A Rede Jesuíta, pensando na educação básica, busca ampliar horizontes do que é preciso fazer para preparar os alunos para a vida universitária.

Durante a palestra, o reitor falou da importância de alguns sentimentos e fez algumas citações bíblicas. Em alguns momentos, ele chamou o público a refletir sobre alguns questionamentos.

“Será que somos capazes de dizer para os mais jovens que temos uma proposta de vida? Que a gente quer amar e ir até o fundo do amor? Como é que a gente se adapta aos sentimentos que temos ao longo da vida? Como que deciframos esses sentimentos?”, questionou.

Padre Marcelo falou das dificuldades que podem ser encontradas para ensinar o testamento nas escolas. “Não podemos nos distanciar do testamento judaico e do testamento cristão. Mas temos que ler com olhos e coração de homens e mulheres do século XXI. Homens e mulheres que conhecem o amor”, concluiu.

Foto: Roberto Caloni

Ao fim da palestra, um convênio foi assinado entre a Unisinos e a Rede Jesuíta de Educação. “De fato esse é um momento em que estamos concretizando um sonho e um desejo. Esse é um momento muito especial”, ressaltou o Delegado para Educação Básica da BRA, padre Mário Sündermann.

Após o evento, os participantes conheceram projetos da Universidade.

Seminário da Rede Jesuíta de Educação

O Seminário da Rede Jesuíta de Educação marca o lançamento do Projeto Educativo Comum (PEC) elaborado pela Rede Jesuíta de Educação BRA em 2015. O objetivo do Seminário é favorecer a apropriação afetiva e efetiva do documento em seus fundamentos e práticas, tendo em vista a revitalização e atualização da proposta educativa da Companhia de Jesus no Brasil.