Prova de Redação

Propostas enfocaram a publicidade de bebidas alcoólicas e a crise de valores na sociedade contemporânea

O relógio ainda marcava 9h e a movimentação já era grande no campus. Nem o frio e o tempo nublado tiraram a animação dos quase 3 mil candidatos que disputaram uma vaga no Vestibular de Inverno da Unisinos. A expectativa ficava evidente no caminhar apressado de quem chegava. Antes das 9h30 as salas de aula já estavam lotadas, todos à espera da primeira prova do dia, a Prova de Redação.

A crise de valores na sociedade contemporânea e a publicidade de bebidas alcóolicas foram as alternativas que os vestibulandos tiveram para redigir um texto argumentativo. A proposta era falar dos valores humanos essenciais à sociedade ou discorrer sobre a propaganda com bebidas alcoólicas, com teor abaixo de 13 graus, sem restrição de horário.

Anderson B. Martini, candidato a uma vaga no curso de Educação Física escolheu o tema dois. “Escolhi o tema dos comerciais sobre drogas lícitas, porque considero um problema muito sério que prejudica toda a sociedade”, justificou o vestibulando. “É a segunda vez que faço o vestibular e achei a prova mais fácil do que a que fiz no verão”, completou.

Ramona Rodrigues, que fez vestibular para o curso de Nutrição, escolheu o primeiro tema e justificou sua opção. “Nossa sociedade pensa muito em liberdade, mas esquece os valores. Precisamos refletir sobre isso”.

A prova de redação vale 10 pontos, e o candidato tem entre 30 e 35 linhas para desenvolver um texto argumentativo com enfoque na proposta escolhida. São avaliados: conteúdo, adequação linguística e apresentação.