A Unisinos realizou, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, o evento Rede de Saberes: Transformação Digital e os Desafios da Sociedade Interconectada. Com atividades nos campi de Porto Alegre e de São Leopoldo, a ideia era possibilitar aos participantes o debate sobre a pesquisa de extensão universitária, e como ela pode ajudar a solucionar problemas da sociedade.
Alunos, professores e comunidade acadêmica puderam visitar e participar de duas mostras tradicionais da Universidade: a Mostra de Iniciação Científica (MIC), que busca promover os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica de instituições de Ensino Superior públicas, privadas e comunitárias, e a Mostra de Extensão (MEX), que tem como premissa incentivar a reflexão sobre a extensão da formação universitária para a sociedade.
Além das mostras, o Rede de Saberes promoveu mais uma edição do Minha Pesquisa em 180 segundos, em que pós-graduandos, mestres e doutores participantes apresentaram seus trabalhos de pesquisa da forma mais completa e acessível possível dentro do tempo máximo de três minutos. Ainda ocorreram palestras temáticas e oficinas para os visitantes que desejassem conhecer as áreas da Unisinos e os Programas de Pós-Graduação (PPGs), por meio de apresentações teóricas e experimentos práticos.
O diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Unisinos, Sandro Rigo, destacou a importância de um evento como esse para a Universidade. “É muito importante para a divulgação do cenário de excelência que temos junto aos projetos de pesquisa coordenados pelos nossos pesquisadores. Serve como estímulo para que novos alunos integrem projetos futuros e para a integração com alunos e professores de outras universidades”, avalia.
Rigo salientou também que o acesso à diversidade de ações realizadas e de áreas investigadas é um grande benefício para todos os alunos e pesquisadores participantes do Rede de Saberes. “Além disso, a interação proporcionada aos participantes, a partir do processo de apresentações, é valiosa para seu aprendizado no aspecto de comunicação da ciência.”

Uma experiência muito importante
A aluna do curso de Jornalismo da Unisinos, Bruna Pedrotti, participou de sua primeira mostra científica na graduação. Ela é bolsista de iniciação científica desde o início deste ano. Bruna conta que o grupo de pesquisa (GP) em Liderança e Gestão de Pessoas, da área de Gestão e Negócios, precisava de alguém da área de jornalismo para recuperar e registrar a história do GP, que existe há muito tempo. “Hoje estou produzindo um livro. Mas, para isso, eu precisava de uma pesquisa de iniciação científica. Então, fiz um estudo bibliométrico a partir de 64 artigos do grupo”, detalha.
Bruna participou durante um turno, dia 30 de setembro, no campus de Porto Alegre. Apesar de rápida, ela diz que a experiência foi muito importante. “Os avaliadores foram queridos e atenciosos. Deram dicas ótimas para aperfeiçoar ainda mais o trabalho.” A estudante revela que sua experiência no trabalho de pesquisa tem sido muito desafiadora. “Não curto muito tabelas, então não foi fácil, mas dei tudo de mim nessa pesquisa, e acredito que o resultado ficou muito bom”, avalia. Bruna tem até junho do ano que vem para finalizar o livro.