Promoção da saúde com alimentação adequada e saudável

Banco de Alimentos ajudou famílias em situação de vulnerabilidade com serviços ofertados e doação

Crédito: Roberto Caloni

Em 2020, milhares de famílias sentiram o impacto econômico. A arrecadação e distribuição de alimentos teve papel importante, bem como o cuidado com a alimentação. O Projeto Banco de Alimentos/Unisinos desenvolve ações voltadas à promoção da saúde e alimentação saudável para diferentes comunidades e faixas etárias. “As atividades desenvolvidas nos projetos levam até nossos usuários, crianças, adolescentes, adultos e idosos acolhidos nas Instituições atendidas pelos Bancos de Alimentos, informações relevantes relacionadas à educação para mudanças de estilo de vida. Isso inclui, entre outras, práticas alimentares saudáveis e de atividade física, que contribuem para a manutenção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida”, explica a coordenadora do projeto, professora Denise Zaffari.

A pandemia impôs desafios superados com muita dedicação. A professora Luisa Rihl Castro conta que as atividades presenciais de Educação Alimentar, Nutricional e em Saúde tiveram continuidade no remoto. “Com todo engajamento e dedicação da equipe, conseguimos ultrapassar barreiras. Além disso, o vínculo que já existe estabelecido entre equipe de nutricionistas e estagiários, dos Bancos de Alimentos de Porto Alegre e do Vale do Sinos, com os usuários fez toda diferença no sentido da confiança dos participantes na manutenção da qualidade do atendimento, de forma virtual”, afirma. A equipe conta com professores e alunos dos cursos de Nutrição, Gastronomia e Psicologia da Universidade.

A nutricionista do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Adriana Lockmann, fala da importância de atividades que contribuem para uma rotina de vida e saúde de pessoas afetadas pelo panorama econômico, social e psicológico. “É importante ressaltar que, além de profissionais da área de alimentos e nutrição, os projetos possuem equipes multiprofissionais com áreas de serviço social, fisioterapia e psicologia”, destaca. O trabalho foi realizado com resiliência, esforço coletivo e solidariedade. “Tivemos a oportunidade, também, de ‘olhar o mundo e as pessoas’ de uma maneira mais confiante, e de que somos capazes de superar obstáculos, aprender novas tecnologias e nos adaptarmos às demandas que surgem, sempre buscando atender nossos usuários de forma acolhedora e com qualidade”, conta Denise.

Outra frente de atuação do Banco foi a doação de alimentos a famílias em vulnerabilidade social. Adriana considera importante o trabalho de projetos que promovem a saúde e levam alimentação para quem precisa. “A manutenção das atividades de doação de alimentos ao Banco de Alimentos, enquanto as Instituições atendidas cumprem isolamento social, é importante para que as mesmas tenham condições de prover alimentos para as pessoas e famílias em vulnerabilidade nas suas comunidades”, explica. Em 2020, as doações atingiram números expressivos com 1.033.710 pessoas beneficiadas pelo Banco de Alimentos de Porto Alegre e cerca de 10 mil pelo Banco de Alimentos do Vale do Sinos, que integram o Projeto Banco de Alimentos/Unisinos.

Durante o ano, seis atividades integradoras, com diferentes públicos foram realizadas: Projeto Oficina do Sabor, Passos da Longevidade, Funcionalidade com Idosos, Nutrindo o Amanhã, Cozinha Nota 10 e Primeiros Passos. Além disso, os Projetos de Nutrição dos Bancos de Alimentos de Porto Alegre e do Vale do Sinos realizaram 3.204 assessoramentos a diferentes públicos, entre idosos, educadores de Escolas de Educação Infantil e manipuladores de alimentos. No total, 34 instituições foram beneficiadas pelas atividades desenvolvidas.

Esta matéria foi escrita em meados de 2021, referente ao Balanço Social 2020.