Nesta quarta-feira, 20 de agosto, aconteceu o terceiro encontro do curso de extensão para professores das escolas Alberto Pasqualini, de Esteio, e Erna Würth, de Canoas. Essa é uma das ações propostas pelo projeto Educar Crescer, realizado pela Unisinos, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A atividade está dentro do subprojeto Qualificação da leitura e da escrita de alunos e alunas do Ensino Fundamental e tem como objetivo discutir práticas de leitura e escrita sob a perspectiva da filosofia e infância.
O curso é ministrado pela professora Betina Schuler e, a cada encontro, a partir da literatura, o grupo faz reflexões sobre a infância como uma postura perante a vida, cheia de curiosidade, interesse e com uma visão aberta para o mundo. “A literatura é um exercício de pensamento que deve ser oferecido para as crianças desde cedo, é um direito delas, mas sabemos que muitas só vão conhecer a literatura na escola, por isso nosso papel como professor é tão importante”, destacou.

Betina entende que essa é uma ação que não se encerra com o término da formação. “Depois que terminar o curso, nossa ideia é continuar com uma mentoria para que seja desdobrado na sala de aula o que está sendo aprendido aqui”, afirmou.
Osmar Weyh é técnico da Biblioteca da escola Alberto Pasqualini e está participando do curso de extensão. “Os encontros, embora focados para professores, convergem para minha área, que é biblioteconomia. Estou conseguindo entender a diferença entre a visão de mundo de crianças alfabetizadas e não alfabetizadas e a diferença de capacidade, entre elas, para interpretar o mundo”, enfatizou.
Para a professora da escola Erna Würth, Inês da Mata, a formação tem sido surpreendente. “Estou gostando bastante do curso, não imaginava que aprenderia tantas coisas quanto eles estão trazendo. A cada encontro a gente mergulha em um assunto, com imagens, música e literatura. Tem sido muito interessante”, contou.
A atividade conta com 40h de formação, oito encontros presenciais e a participação de 30 professores de escolas de Ensino Fundamental dos municípios de Esteio e Canoas. Os encontros são verdadeiras imersões no universo da literatura, com reflexões sobre a infância e o poder da leitura no desenvolvimento das crianças.