Projeto do PPG em Direito para divulgação da Cartilha dos Direitos do Cidadão do MERCOSUL nas escolas municipais de São Leopoldo é implementado

Crédito: Divulgação

No dia 12 de maio, o Grupo de Pesquisa CNPq “Direito e Integração Regional”, coordenado pela professora Luciane Klein Vieira, do Programa de Pós-Graduação em Direito, deu início à implementação do projeto que envolve a divulgação da Cartilha dos Direitos dos Cidadãos do MERCOSUL, publicada em 2022. A primeira escola visitada foi a EMEF João Goulart, em São Leopoldo. Além de divulgar a cartilha, o objetivo era aproximar os alunos do MERCOSUL, para que possam conhecer seus direitos como residentes, nacionais e cidadãos de um dos Estados Partes do bloco, em temas como circulação de pessoas, transporte, educação, trabalho, seguridade social, entre outros.

Crédito: Divulgação

No final da atividade, foi realizada uma gincana com perguntas e curiosidades sobre o MERCOSUL, para a qual cada grupo de alunos representava um Estado Parte e seus líderes as funções de Presidente da República, Vice-Presidente e Ministro das Relações Exteriores. Em junho, o Grupo dará seguimento à divulgação em outras escolas da rede municipal de São Leopoldo, ainda com o objetivo de aproximar o bloco econômico dos seus cidadãos, em especial, das crianças e adolescentes.

Para conferir a Cartilha na íntegra, clique aqui.