Programa Residência em TIC 55: cerimônia de abertura da turma 2 de Eldorado do Sul

Crédito: Bianca Sonntag

Na última segunda-feira (26), ocorreu em Porto Alegre a aula inaugural da segunda turma de Eldorado do Sul do Programa em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). 

De acordo com o coordenador da turma, Júlio Cesar de Lima, os 250 alunos foram selecionados conforme as regras e a documentação prevista em edital. “O edtal prevê cotas de acesso ao programa de TIC, contemplando ampla concorrência, pessoas com deficiência (PCDs), negros, pardos, quilombolas, indigenas mulheres, público 45+ e candidatos com ensino médio completo”, explica.

Para avançar à segunda fase do programa, os candidatos precisam cumprir os requisitos mínimos dos cursos da Fase I e serem aprovados em duas provas. A primeira, realizada de forma on-line, slecionará 90 alunos para a etapa seguinte. “A segunda prova será presencial. A partir dela, selecionaremos os 50 candidatos mais bem classificados para a Fase II”, afirma o coordenador.

Sobre a importância de iniciativas como essa, Júlio destaca, em primeiro lugar, o incentivo governamental, por meio de empresas como a BRISA, que executam o programa em parceria com a Unisinos. Além disso, ele ressalta que o foco da formação também está em apoiar o Rio Grande do Sul diante da catástrofe ocorrida em maio de 2024. “Um programa dessa magnitude proporciona diferentes experiências aos alunos, qualificando-os para o mercado de trabalho e estimulando o desenvolvimento de soluções tecnológicas tanto para o mercado quanto para as empresas parceiras do programa”, finaliza. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar