I Seminário Internacional de Midiatização

Evento tem como objetivo ampliar diálogo entre pesquisadores de diferentes países sobre o conceito de midiatização

O I Seminário Internacional de Pesquisas em Midiatização e Processos Sociais acontece entre os dias 12 e 15 de dezembro, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC) da Unisinos, através do Grupo de Pesquisa Midiatização e Processos Sociais. O evento ocorre no auditório central do campus São Leopoldo (Setor B, Av. Unisinos, 950 – Cristo Rei, São Leopoldo) e conta com a presença de pesquisadores da Dinamarca, França, Bélgica, Argentina e Brasil.

A iniciativa visa fortalecer o debate acadêmico em torno do conceito de midiatização e suas diferentes perspectivas através de cinco mesas temáticas e 17 grupos de trabalho, oportunizando a construção de uma dinâmica intelectual coletiva sobre diversos eixos de pesquisa. Ao todo, mais de 150 pessoas, entre pesquisadores, mestrandos, doutorandos e alunos de graduação, são esperados para o evento.

O Seminário é um projeto de internacionalização, fundamentado na pesquisa e epistemologia da comunicação, organizado pelos pesquisadores e professores da linha de pesquisa Midiatização e Processos Sociais Ana Paula da Rosa; Antônio Fausto Neto; Jairo Ferreira; José Luiz Braga; Pedro Gilberto Gomes.

Conforme Jairo Ferreira, idealizador e coordenador do Projeto de Seminário Internacional, a proposta foi construída e formulada a partir de reflexões sobre as linhagens de pesquisa no campo da comunicação. Observou que linhagens históricas – como os estudos de consumo, uso e recepção; economia política da comunicação; entre outras – tinham pouco diálogo entre os formatos de pesquisar no “norte” e no “sul”. Essa ausência de diálogo se refere aos conceitos, as metodologias e aos objetos empíricos. O seminário visa enfrentar-se com essas defasagens, estabelecendo um espaço de trocas entre angulações epistemológicas diferenciadas. Conforme Ferreira, é, neste sentido, mais do que um evento; é um projeto, de cooperação científica que deve se estabilizar em torno de ações transversais de interações em torno de buscas conceituais, metodológicas e empíricas. Trata-se de uma internacionalização pensada epistemologicamente, no âmbito de uma linhagem de pesquisa.

Acesse a programação completa do Seminário Internacional e veja os cadernos de resumos e os horários dos GTs.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar