Programa de Pós-Graduação em Administração promove mudanças no currículo

Crédito: Getty Images

Seguindo uma demanda de mercado, o Programa de Pós-Graduação em Administração, em parceria com o Mestrado Profissional em Gestão e Negócios e o curso de graduação em Gestão para Inovação e Liderança – GIL, inclui no currículo disciplinas que visam solucionar desafios reais de empresas. Diante disso, buscou-se parcerias com algumas companhias, dentre elas as Lojas Renner. A disciplina oferecida em parceria com a Renner é Bootcamp de Negócios: Edição Renner, que está relacionada as temáticas de inovação e sustentabilidade.

Nessa disciplina, a Renner traz os desafios organizacionais para a sala de aula, fazendo com que os alunos explorem esses desafios a partir da utilização de abordagens e ferramentas para a resolução de problemas e, construam uma solução que atenda a demanda da empresa. Acompanhados semanalmente por mentores da Renner, os alunos são divididos em grupos de trabalho, de acordo com cada desafio ou temática escolhida.

A avaliação da disciplina envolve o mapeamento real do desafio, aprofundamento e definição do problema, a prototipação da solução desenvolvida durante o semestre e validação com o público. Além disso, são feitos pitchs, em que os alunos apresentam para a banca – que é composta pela diretoria da Renner – cada etapa do desenvolvimento das soluções.

“A disciplina de Bootcamp de negócios: edição Renner, nos tirou da zona de conforto e nos colocou frente a um desafio em que tínhamos que solucionar um problema real de uma empresa super consolidada no mercado. Isso nos fez crescer muito não só como indivíduos, mas também como equipe, porque tivemos que trabalhar juntos, ajustando nossas diferenças, trocando conhecimentos e experiências para entregarmos uma solução para as Lojas Renner. Essa interação universidade e empresa nos trouxe um aprendizado diferenciado porque aprendemos a aplicar a teoria na prática e, afinal, gestão não se aprende na teoria, se aprende na prática”, destaca a aluna, Kézia Andrade.

Estimulo à disseminação do conhecimento na sociedade

Além de fazer pesquisas sobre temas relevantes e que contribuam com a sociedade, é fundamental fazer o conhecimento gerado chegar até aqueles que efetivamente podem se beneficiar dele. Com esse objetivo, o Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisinos criou a disciplina Release de Mercado, em que alunos de mestrado e doutorado desenvolvem competências para comunicar à sociedade os resultados das suas pesquisas, por meio de uma linguagem acessível e que possa ser compreendida por todos.

Na sua primeira edição, a disciplina conta com a parceria da empresa Semente Negócios, que compartilhou uma ampla base de dados sobre empreendedorismo feminino. Os alunos ficaram responsáveis por analisar os dados e criar releases de mercado, que serão avaliados pela própria Semente Negócios e posteriormente compartilhados com a sociedade. As competências desenvolvidas nesta disciplina permitem aos alunos alcançar outros públicos com suas pesquisas, gerando impacto positivo na sociedade.

“A cadeira de Release foi um grande aprendizado. Entrei neste semestre no mestrado e já posso dizer que tive aulas avançadas com os colegas doutorandos sobre base de dados, como identificar construtos, busca de referências e muitos outros assuntos. Essa interação entre academia e um projeto tão significativo com o DELAS e toda a mediação dos professores envolvidos foram um excelente exemplo para aplicação imediata nas minhas atividades”, conta a mestranda, Viviane Zanella.