Programa de Mentoring do GIL

Projeto para criação do Programa foi apresentado ontem à noite no campus Porto Alegre

Foto: Rodrigo W. Blum

Egressos e alunos da Graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL) estiveram reunidos ontem à noite, 3/8, no campus Porto Alegre. Eles acompanharam a apresentação do projeto para criação do Programa de Mentoring do curso. O evento faz parte do GIL Alumni, um grupo criado por egressos para eventos e manutenção do relacionamento com a Unisinos. O GIL Alumni tem como objetivo conectar egressos com o curso para o fortalecimento de vínculos sociais e profissionais.

Foto: Rodrigo W. Blum

“É uma oportunidade de troca e de crescimento para ambos. Alunos podem recorrer aos egressos para conversar sobre questões com que provavelmente esses já se depararam, mesmo que em sua curta trajetória acadêmica e profissional. Egressos têm a sua disposição um banco de talentos com a oportunidade de conhecer melhor as competências, as habilidades e as atitudes de cada um”, destaca o professor do GIL, Thobias Zani.

A integração entre professores, alunos, egressos e profissionais facilita o compartilhamento de conhecimento e experiência. Thobias explica que no Programa de Mentoring, os egressos serão os mentores dos alunos durante um ano. Ele conta que a ideia é que o projeto proporcione maior integração entre as partes e que isso ajude os alunos a saírem preparados para a vida além da universidade.

Foto: Rodrigo W. Blum

O egresso terá a oportunidade de se manter conectado com o ambiente acadêmico e com a responsabilidade de auxiliar no desenvolvimento de um potencial. Para a mentora, Joice Grings a primeira coisa que é preciso ter muito claro é qual o objetivo que se quer com o Mentoring. A mentora, Elisa Dihl Zingano destaca que o Mentoring possibilita o desenvolvimento com a troca que acontece entre duas pessoas.

“A mentoria acontece quando o mentor é mais experiente, já tem um conhecimento com a sua trajetória. É alguém com mais experiência mentorando alguém mais júnior. É um processo onde a gente mergulha em autoconhecimento. Mentorado precisa ser ouvido. O mentor pode falar, mas vai ter que ouvir sim e é importante sempre pensar em como desafiar o mentorado”, completa Elisa.

Thobias ressalta que a rede de egressos é essencial para a perpetuidade do curso, que deve estar em permanente avaliação sobre si mesmo em relação às necessidades do mercado.