Professora da Escola de Saúde recebe homenagem de Biomédica do Ano

Cerimônia aconteceu durante XVII Congresso Brasileiro de Biomedicina, em Goiânia

Crédito: Cristina Dourado

Por divulgar a biomedicina, a ciência e combater a desinformação durante a pandemia, a professora da Escola de Saúde, Mellanie Fontes-Dutra, recebeu a homenagem de Biomédica do Ano pelo Conselho Federal de Biomedicina, durante o XVII Congresso Brasileiro de Biomedicina, que aconteceu em Goiânia, entre os dias 15 e 18/06. Ela foi uma das selecionadas pelo conselho regional que representa os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “É muito gratificante receber essa homenagem ao lado de tantos colegas que cursam caminhos inspiradores em prol da valorização da profissão”, destaca.

Há quase dez anos divulgando a ciência e, mais recentemente, utilizando as mídias sociais, Mellanie vê uma oportunidade valiosa a aproximação do público com a biomedicina. “Poder aproximar as pessoas da biomedicina por meio da divulgação científica tem me realizado muito, pois a gente vê o quanto as pessoas se interessam e reconhecem o valor do profissional e da profissão a partir dessa troca. Temos que estimular cada vez mais a levarem a importância do biomédico e da biomedicina cada vez mais longe”, enfatiza.

Crédito: Arquivo Pessoal/Mellanie Fontes-Dutra

Ela acredita que o cientista tem um papel fundamental ao levar a informação correta à população e, assim, desmistificar rumores. “É o profissional envolvido diretamente com a metodologia e a construção da ciência e do conhecimento, que tem as ferramentas para entender os processos aliado ao senso crítico para separar as evidências quanto sua qualidade. Portanto, também é capaz de combater as diversas narrativas desinformativas que podem surgir no percurso da comunicação de informações”, frisa. Mellanie também reconhece que muitas vezes divulgar ciência não é fácil. “Temos o desafio de transformar conteúdos muito técnicos em informações mais acessíveis para a população, mas também é um conhecimento que é adquirido e refinado”, pontua.

A homenagem recebida por Mellanie também é importante aos seus alunos do curso de Biomedicina da Unisinos. “Esse reconhecimento muitas vezes pode inspirá-los ao verem uma pessoa familiar e acessível ali, alcançando um ponto importante na carreira. E é muito disso que eu quero que meus alunos sintam: que podem e devem ser eles ocupando esses espaços, se assim quiserem”, salienta.