O professor Cristiano da Costa, docente do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da Unisinos, foi homenageado no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2025, na categoria Ciências da Computação e Informação, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). A cerimônia de entrega ocorreu ontem (21), na Fiergs, em Porto Alegre.
Com o tema “Ciência para a Reconstrução e Resiliência”, a premiação destacou pesquisadores e pesquisadoras cuja trajetória combina excelência científica e impacto direto na sociedade gaúcha, reconhecendo contribuições que fortalecem a inovação e o desenvolvimento regional.
Cristiano é professor da Unisinos, onde atua desde 2000. Mestre e doutor em Ciência da Computação pela UFRGS, é também fundador e diretor do SOFTWARELAB, Núcleo de Excelência em Inovação de Software da universidade. Ao longo de sua carreira, consolidou uma trajetória marcada pela pesquisa aplicada, formação de pessoas e articulação entre academia, indústria e sociedade.
Sua linha de pesquisa envolve Aplicações Distribuídas (Internet das Coisas) e Inteligência Artificial, com foco em soluções voltadas à área da saúde. Entre os projetos coordenados, estão iniciativas em parceria com hospitais como o HCPA, a Santa Casa de Porto Alegre e o GHC, voltadas ao monitoramento remoto de pacientes, enfrentamento do câncer e interoperabilidade de dados em saúde. “O objetivo é utilizar a tecnologia para tornar o cuidado mais conectado, eficiente e centrado no paciente”, explica o professor.
Com mais de 10 mil citações no Google Scholar, o pesquisador tem cinco patentes registradas no USPTO (EUA) e 14 registros de software no INPI. Também se destaca pela contribuição na formação de profissionais: orientou 46 dissertações de mestrado, 19 teses de doutorado, 3 supervisões de pós-doutorado, além de dezenas de trabalhos de conclusão e bolsas de iniciação científica.
Para o professor, o prêmio simboliza a consolidação de uma trajetória dedicada à pesquisa e à formação de pessoas.
“Esse prêmio representa a consolidação de uma trajetória de quase três décadas dedicadas ao magistério, com forte ênfase em pesquisa e formação de pessoas. Fiquei profundamente emocionado com a conquista, especialmente por se tratar de uma premiação que reúne todos os pesquisadores da área de Ciência da Computação e Informação do Rio Grande do Sul. O ambiente acadêmico e de incentivo à pesquisa que encontrei na Unisinos, ao longo de 25 anos de atuação, foi fundamental para alcançar esse objetivo”, destaca.
Com uma carreira marcada pela inovação, Cristiano também foi professor visitante na Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg (FAU), na Alemanha, em 2016, onde colaborou com o Pattern Recognition Lab. Após a experiência, ajudou a estabelecer no estado o Cluster da Saúde, em parceria com o Medical Valley de Erlangen. É membro sênior da ACM e IEEE e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), onde atualmente coordena a Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde.
Além de sua produção científica e atuação acadêmica, o professor é cofundador das startups Potabil, voltada a métodos físicos de purificação de efluentes, e Greendoors, com foco em comércio eletrônico sustentável.