Primeira oficina do Desafio Nuvem acontece neste sábado

Evento gratuito sobre educação midiática contará com especialistas dos Estados Unidos e Brasil

Crédito: Divulgação

Os estudantes do mundo inteiro passaram quase dois anos tendo aula por celular, computador, tablet etc. Esses objetos são uma janela para toda a sorte de mídia, incluindo as sociais. O desafio agora é que essas mesmas mídias sejam incorporadas à prática educacional como instrumento de reflexão e de comunicação. É o que entende Raphael Kapa, um dos palestrantes que estará na primeira oficina do Desafio Nuvem de Educação Midiática neste sábado, 21/05. A transmissão contará ainda com a especialista americana Katya Vogt, que integra a ONG internacional IREX e tem como um dos seus pilares ampliar o acesso à educação e à informação de qualidade, com o propósito de reduzir a corrupção, frear a desinformação e construir confiança social.

A oficina, que tem como tema Desinformação e Fact-checking, abre o programa de letramento em mídia para professores do ensino básico do Rio Grande do Sul elaborado pela Unisinos com o apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. A mediação será de Maria Eduarda Giering, professora que atua no curso de Letras e no programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos. Seus estudos focam em diversos gêneros discursivos, como o da comunicação da ciência e outros ligados à tecnologia. Maria Eduarda também coordena o Projeto LER: literatura e ciência e faz parte da equipe editorial da revista digital de popularização da ciência Linguarudo, além de ter liderado a equipe de Consultoria Pedagógica do Desafio Nuvem .

Ambos os palestrantes têm experiências que podem auxiliar os professores da rede básica a desenvolver, em sala de aula, competências que estão previstas nas novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Dentre elas, a da leitura crítica dos conteúdos midiáticos em seus diferentes formatos, interpretação correta de gráficos e porcentagens, comunicação não-violenta, representatividade social e participação cívica são assuntos cotidianos que podem integrar atividades em sala de aula nas diversas disciplinas e níveis de ensino.

Katya Vogt é mestre em Políticas de Educação Internacional pela Harvard Graduate School of Education e tem 20 anos de experiência em design e implementação de programas e desenvolvimento internacional. Ela também apoiou treinamento de professores e criação de ferramentas de tecnologia educacional, fortalecimento de mídia e iniciativas de jovens lideranças. Vogt Projetou o Learn to Discern (L2D), projeto dentro da ONG IREX que trabalha uma abordagem centrada no humano, capacita os cidadãos a navegar no ambiente contemporâneo de informações de maneira segura, saudável, responsável, crítica e orientada para a empatia.

Já Kapa é Jornalista formado pela UFRJ e doutorando em história pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente trabalha na Agência Lupa, onde é coordenador de Educação. Nos últimos anos, tem se dedicado ao combate à desinformação, tanto como jornalista quanto como educador. Conforme comentou em entrevista ao Mescla/Desafio Nuvem, “o desafio é enorme, por isso que a educação midiática não pode ser pensada só para um segmento, tem que ser pensada para várias faixas etárias e de uma maneira que envolva diversos plurais.”

A oficina que tem como tema Desinformação e Fact-checking, acontece dia 21/05, através da plataforma Zoom da Embaixada dos Estados Unidos. Para os palestrantes que não falam português o evento contará com dois canais de áudio, um com o áudio original do palestrante e outro com tradução simultânea.

O Desafio Nuvem seguirá com inscrições abertas até o dia 11/06, quando ocorrerá outra oficina com palestrantes do Brasil e dos Estados Unidos. A cientista de dados Nina da Hora já está confirmada para a próxima formação. Nina é pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV (CTS-FGV), divulgadora científica e hacker antirracista. Direcionado a professores da rede básica de ensino do Rio Grande do Sul, o programa não tem custo algum para os participantes. Após as oficinas, os professores serão convidados a desenvolver um projeto de educação midiática que será avaliado por uma comissão multidisciplinar. Dez projetos serão escolhidos para fazer parte de um e-book.

Serviço

O que: Desafio Nuvem de Educação Midiática, programa de formação gratuita e online para professores do ensino básico promovido pela Unisinos com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil

Quem: Raphael Kapa (Agência Lupa) e Kátia Vogt (ONG IREX)

Quando: Sábado, 21/05, das 10h às 12h

Onde: online

Quanto: gratuito

Como: inscrições até 11/06 em bit.ly/desafionuvem2022

Contato: nuvem@unisinos.br

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar