Porto Alegre recebe pela primeira vez a Assembleia Regional Sul da IFMSA Brazil 

Crédito: Renatiane, Viva Eventos

A Unisinos Porto Alegre foi sede, nos dias 5 e 6 de setembro, da X Assembleia Regional Sul da IFMSA Brazil (AR Sul), um dos mais importantes encontros acadêmicos da área da saúde no país. O evento, organizado por estudantes de Medicina da universidade em parceria com a coordenação do curso, reuniu aproximadamente 70 acadêmicos de 21 instituições de ensino superior da região Sul e de outros estados. 

Participaram alunos das universidades Unisinos, UFRGS, Univates, Uniarp, UFPR, UCS, FAPI, Univille, Atitus, UCPEL, UPEG, Universidade Positivo, UFPEL, Unioeste-FB, FAG, Unicesumar, Unicentro, Unisul Tubarão, Feevale, Unifebe e Unisul Pedra Branca. 

Promovida anualmente pela International Federation of Medical Students’ Associations of Brazil (IFMSA Brazil), a AR Sul busca aproximar estudantes de medicina de diferentes universidades da região. Até então, o encontro ocorria apenas em instituições do Paraná e de Santa Catarina, onde os comitês locais são mais consolidados. Nesta décima edição, Porto Alegre recebeu o evento pela primeira vez, sob a liderança do comitê local da IFMSA Brazil Unisinos. 

A programação se estendeu por três dias, dois deles realizados na Unisinos Porto Alegre e um na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A agenda incluiu sessões de treinamento ministradas por acadêmicos da federação, apresentações científicas avaliadas por professores da universidade, além de momentos de integração social entre os participantes. 

Crédito: Renatiane, Viva Eventos

Entre os avaliadores das apresentações científicas estiveram os professores da Unisinos Vitória Mottin, Mellanie Fontes-Dutra, Gabriel Ferreira e Marcos Dias Ferreira. Também participaram da abertura os coordenadores do curso de Medicina, Antônio Carlos Weston e Cláudia Stadtlober, além da decana da Escola de Saúde, Denise Zaffari. O evento contou ainda com palestras de destaque das professoras da UFRGS, Adriani Galão e Cristiane Leitão, além da aguardada participação do cirurgião José Camargo. 

O tema central da edição foi Humanização e Reconstrução na Medicina, abordado em discussões que conectaram aspectos científicos, sociais e de formação profissional. Segundo o estudante do curso de Medicina e um dos organizadores, Marcus Sehl, a escolha refletiu a relevância do tema para o atual cenário da saúde no estado e na região. 

Para além do conteúdo acadêmico, o encontro proporcionou aos estudantes um espaço de crescimento pessoal, liderança e troca de experiências. “A maior importância de todas foi o networking proporcionado. São poucos eventos de estudantes de medicina de caráter acadêmico que formam conexões tão profundas em tão pouco tempo”, destaca Marcus. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar