A Unisinos Porto Alegre foi sede, nos dias 5 e 6 de setembro, da X Assembleia Regional Sul da IFMSA Brazil (AR Sul), um dos mais importantes encontros acadêmicos da área da saúde no país. O evento, organizado por estudantes de Medicina da universidade em parceria com a coordenação do curso, reuniu aproximadamente 70 acadêmicos de 21 instituições de ensino superior da região Sul e de outros estados.
Participaram alunos das universidades Unisinos, UFRGS, Univates, Uniarp, UFPR, UCS, FAPI, Univille, Atitus, UCPEL, UPEG, Universidade Positivo, UFPEL, Unioeste-FB, FAG, Unicesumar, Unicentro, Unisul Tubarão, Feevale, Unifebe e Unisul Pedra Branca.
Promovida anualmente pela International Federation of Medical Students’ Associations of Brazil (IFMSA Brazil), a AR Sul busca aproximar estudantes de medicina de diferentes universidades da região. Até então, o encontro ocorria apenas em instituições do Paraná e de Santa Catarina, onde os comitês locais são mais consolidados. Nesta décima edição, Porto Alegre recebeu o evento pela primeira vez, sob a liderança do comitê local da IFMSA Brazil Unisinos.
A programação se estendeu por três dias, dois deles realizados na Unisinos Porto Alegre e um na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A agenda incluiu sessões de treinamento ministradas por acadêmicos da federação, apresentações científicas avaliadas por professores da universidade, além de momentos de integração social entre os participantes.

Entre os avaliadores das apresentações científicas estiveram os professores da Unisinos Vitória Mottin, Mellanie Fontes-Dutra, Gabriel Ferreira e Marcos Dias Ferreira. Também participaram da abertura os coordenadores do curso de Medicina, Antônio Carlos Weston e Cláudia Stadtlober, além da decana da Escola de Saúde, Denise Zaffari. O evento contou ainda com palestras de destaque das professoras da UFRGS, Adriani Galão e Cristiane Leitão, além da aguardada participação do cirurgião José Camargo.
O tema central da edição foi Humanização e Reconstrução na Medicina, abordado em discussões que conectaram aspectos científicos, sociais e de formação profissional. Segundo o estudante do curso de Medicina e um dos organizadores, Marcus Sehl, a escolha refletiu a relevância do tema para o atual cenário da saúde no estado e na região.
Para além do conteúdo acadêmico, o encontro proporcionou aos estudantes um espaço de crescimento pessoal, liderança e troca de experiências. “A maior importância de todas foi o networking proporcionado. São poucos eventos de estudantes de medicina de caráter acadêmico que formam conexões tão profundas em tão pouco tempo”, destaca Marcus.