Pesquisadora do itt Oceanon participa de treinamento oceanográfico na África do Sul

Crédito: Arquivo Pessoal

Para muita gente, os mares revoltos da costa sul-africana inspiram temor. Para outros, representam uma grande oportunidade de aprender e fazer ciência. É o caso da bióloga Tamires Nunes Zardin, pesquisadora do Instituto Tecnológico de Paleoceanografia e Mudanças Climáticas (itt Oceaneon) e aluna de doutorado na Escola Politécnica da Unisinos.

Tamires foi selecionada para um treinamento técnico sobre o uso de equipamentos oceanográficos, que ocorreu entre 11 e 16 de dezembro de 2022, na Cidade do Cabo, África do Sul. O programa incluiu treinamento teórico em terra e aplicação e uso dos equipamentos em alto mar.

Crédito: Arquivo Pessoal

As atividades foram custeadas pelo laboratório alemão ZMT (Leibniz Zentrum für Marine Tropenforschung) e realizadas sob o guarda-chuva do All-Atlantic Cooperation for Ocean Research and Innovation (AANChOR-CS), projeto que é fruto de cooperação entre diversos países banhados pelo Atlântico e tem o objetivo de compreender melhor e gerenciar de maneira sustentável o oceano como um todo.

O edital para o treinamento estava aberto para estudantes da área de oceanografia e geociências que fossem cidadãos de países signatários da Declaração de Belém. “No itt Oceaneon, trabalho com foraminíferos planctônicos. São organismos protistas, unicelulares, que produzem uma carapaça calcária que fica preservada no sedimento oceânico mesmo após a morte deles”, conta a pesquisadora.

Crédito: Arquivo Pessoal

Em seu mestrado, Tamires trabalhou com a espécie Globigerinoides ruber, na qual observou haver vários morfotipos. “Meu questionamento é se são realmente morfotipos da mesma espécie ou se são espécies diferentes. Para descobrir isso, podemos usar técnicas de análise genética. Então, esse curso de oceanografia me ajudou a aprender a fazer a coleta dos organismos vivos no oceano”, explica.

Tamires participou do treinamento junto com outros sete estudantes brasileiros e três sul-africanos. Antes das atividades programadas, os estudantes realizaram um curso de salvatagem, requisito para poder participar do treinamento no navio com a segurança adequada.

Pesquisadora participará de simpósio na Itália em junho

A pesquisadora do itt Oceaneon terá outra atividade fora do país em junho. Tamires foi contemplada com a bolsa Joseph A. Cushman Award, que auxilia estudantes a apresentarem seus trabalhos em eventos internacionais e custeará a sua ida ao Simpósio Internacional de Foraminíferos (Forams 2023).

O congresso ocorre em Perugia, na Itália, entre 26 e 30 de junho. A doutoranda apresentará o trabalho intitulado Integrated stratigraphy of the last glacial-interglacial transition in the Sergipe-Alagoas basin, South Atlantic Ocean.

“Nele, eu abordo, de forma interdisciplinar, as mudanças ocorridas no ambiente e na distribuição de nutrientes e fauna de foraminíferos planctônicos durante o último máximo glacial do planeta, que ocorreu há aproximadamente 23 mil anos”, contextualiza.