Para além da atenção básica

Mestrado Profissional em Enfermagem prepara o aluno para trabalhar em todas as frentes na área da saúde

Crédito: Rodrigo W. Blum

Na busca de atender as necessidades do mercado, a Unisinos conta com Mestrados Profissionais, e um deles é o de Enfermagem. O curso, reconhecido pela Capes, tem como objetivo qualificar a prática do trabalho em saúde por meio do desenvolvimento de pesquisa e tecnologia. O Mestrado Profissional em Enfermagem busca aperfeiçoar o profissional para todos os processos de trabalho em saúde.

O curso é focado na pesquisa aplicada. “A preocupação é que tenha um maior impacto na realidade dentro do trabalho em saúde. O rigor científico e metodológico contribuem para um aprendizado e consequentemente uma intervenção”, destaca a coordenadora do curso, Simone Edi Chaves. Os estudos são ofertados de modo prático e com visitas técnicas. O mestrado também prepara os profissionais para a vida acadêmica.

A área de atuação de enfermagem tem se diversificado muito para além da atenção básica. “Hoje, ocupa um importante papel na gestão de sistema de saúde, tanto de serviços públicos ou privados, e vigilância em saúde. Principalmente, por representar a maior força de trabalho na área que corresponde a 60% dos profissionais”, explica Simone. Quem trabalha com enfermagem também tem forte atuação em temas como segurança do paciente.

As pesquisas realizadas no curso apontam para o desenvolvimento de tecnologias importantes ao campo da saúde. A coordenadora destaca que o curso é direcionado para todos os profissionais da área, em especial enfermeiros. “Os egressos dos cursos de graduação que desejam iniciar na caminhada da pesquisa também podem fazer”, completa.

O mestrado é focado em duas linhas de atuação. O cuidado em saúde e enfermagem que aborda o estudo das práticas; e a educação em saúde que trata da formação de profissionais e das ações educativas na área. As aulas são ministradas em Porto Alegre e o curso oferta as disciplinas dois dias na semana. Dessa forma, os estudantes podem organizar a grade de horários de forma que fique mais compatível com sua disponibilidade. Outras informações você confere na página do Mestrado profissional em Enfermagem.