Para agradecer o ano que encerra

Missa presidida pelo reitor marcou o encerramento das atividades de 2015

Com um discurso de agradecimento, o reitor da Unisinos, padre Marcelo Fernandes de Aquino, celebrou nesta terça-feira, 22 de dezembro, uma Missa de encerramento das atividades do ano de 2015. A celebração contou com a animação de um grupo de funcionários e a presença do Quinteto de Cordas da Unisinos.

“Nós agradecemos que o misericordioso nos deu um presente, um dom, que é um menino, e esse menino se tornou um profeta: Jesus de Nazaré, que percorreu as estradas da palestina, conviveu com o povo, sofreu, morreu na cruz, e nós professamos que ele está vivo em nosso meio como o centro da nossa fé”, ressaltou.

O reitor destacou o desenvolvimento da Universidade, que vem crescendo e ganhando destaque, em seu espírito crítico e na presença entre universidades com reputação de pesquisa. Ele lembrou a recente avaliação do MEC, em que a Unisinos conquistou a posição de melhor graduação privada do Brasil. “Como reitor, meu coração agradecido vai para vocês. Não há excelência sem pessoas. E a excelência está aqui nesse conjunto de colegas que ao longo de 2015 trabalharam muito, com qualidade para chegarmos até aqui”, pontuou.

“A palavra se fez carne e habitou entre nós”

Mencionando o evangelho, o reitor falou sobre a palavra de Deus, que segundo ele, é uma palavra que estimula a mudança. “A palavra estava em Deus. Deus é a palavra. Se tem uma coisa profunda que nos congrega como seres humanos é a palavra”, relatou, lembrando que podemos fazer da palavra a coisa mais sublime ou a coisa mais perversa.

O reitor frisou ainda que todos somos desafiados a irradiar vida, iluminar e discernir no dia a dia, as vezes cansativo de nossas vidas, onde estão as tentações de morte e escuridão. “A nossa universidade tem a vocação de transmitir vida, de iluminar e se deixar iluminar também. Nós não anunciamos em nossa comunidade uma ideia, um livro, nós anunciamos uma pessoa que é Jesus de Nazaré”.

A atividade encerrou com a apresentação da orquestra e o canto de parabéns ao reitor, que faz aniversário no dia 24 de dezembro.