Para a criatividade sair do papel

Pós-Graduação em Design Estratégico é uma oportunidade para quem deseja investir em ideias inovadoras

Foto: Jackeline Morais

Um jogo de tabuleiro que simula situações do dia a dia vividas por pessoas que lutam contra o vício em álcool e drogas. Essa foi a iniciativa, desenvolvida por Viviane Peçaibes de Mello, no Mestrado em Design Estratégico da Unisinos, que rendeu à designer diversos prêmios nacionais e internacionais.

O projeto teve início ainda na graduação, quando Viviane se propôs a desenvolver uma ferramenta que auxiliasse os dependentes químicos na recuperação do convívio social. No mestrado, orientada pelo professor Leandro Miletto Tonetto, ela desenvolveu o jogo de tabuleiro, que funciona como recurso terapêutico no tratamento de dependentes químicos em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Viviane conta que, desde sua entrada na Universidade, através do Prouni, sempre teve em mente que deveria fazer algo com cunho social. “O jogo foi a forma que encontrei para tentar retribuir o que a sociedade me proporcionou, porque sem a bolsa de estudos eu não poderia ter me formado em uma instituição privada”, salienta.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Sem desculpas para ser criativo

A designer relata que encontrou na Pós-Graduação uma forma de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na graduação. “Muitas vezes o estudante acha que só no mestrado profissional poderá criar pesquisas como essa, o que não é verdade, pois é possível sim ter ideias criativas e aplicáveis em âmbito acadêmico”, pondera.

Para Viviane, é necessário estar atento à realidade em que se vive para começar a mudança que se espera. “Todos nós sabemos da situação da saúde pública em nosso país. A dependência química é uma doença que carece de ferramentas para auxiliar e potencializar o engajamento dos usuários ao tratamento, e também fortalecer os laços afetivos quebrados com a família em função do vício”, destaca.

Segundo ela, o tratamento da dependência química vai muito além do usuário. “O tratamento deve ser estendido para a família. Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, o Design vai além da forma e da função dos objetos. Acredito que o Design possui propriedades para ajudar a sociedade e melhorar a qualidade de vida das pessoas, por isso escolhi um tema vinculado à saúde, que é uma área distante do Design, mas que precisa de inovação”, completa.

Doutorado em Design

Para dar seguimento a ideias criativas como a de Viviane, a Unisinos lançou recentemente o doutorado em Design. A área de concentração segue a linha do Mestrado: Design na perspectiva de estratégia.

De acordo com o coordenador Filipe Campelo, ter o doutorado significa um estágio de maturação das pesquisas desenvolvidas no programa desde sua instalação em 2008. “Com uma área de concentração pioneira no cenário da pesquisa em design no Brasil, a Unisinos vem ocupando um espaço de destaque nos diversos fóruns sobre o tema, tanto no contexto nacional quanto internacional”, destaca.

Campelo aponta ainda que o doutorado privilegiará o estudo das estratégias elaboradas pelo Design para orientar a ação projetual e, sobretudo, a ação organizacional em direção à inovação e à sustentabilidade. “Ele permitirá alavancar o crescimento do PPG, com a formação de pesquisadores de alto nível e ampliando as redes de pesquisa que temos construído ao longo da nossa trajetória”, comenta.

Quem estiver interessado em ingressar neste novo doutorado, já pode participar do processo seletivo, que está com inscrições abertas.