Dentro do procedimento previsto nos Estatutos da Associação Antônio Vieira (ASAV) e da Unisinos, nessa segunda-feira, 6/10, o Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, comunicou a decisão de reconduzir o Pe. Sérgio Mariucci ao cargo de reitor da Unisinos, e o professor Artur Jacobus ao cargo de vice-reitor, para um novo mandato (quadriênio 2026-2029).
Em carta dirigida ao reitor, Pe. Mieczyslaw expressou gratidão e reconhecimento pelo trabalho realizado nos últimos anos, especialmente em um período desafiador, que exigiu decisões fundamentais para reposicionar e modernizar a Universidade. O Provincial destacou a seriedade e a competência da gestão, reafirmando a confiança na liderança de Pe. Sérgio e do professor Artur para continuar conduzindo a Unisinos com excelência e inovação.
Pe. Sérgio expressou seu apreço e compromisso ao ser reconduzido ao cargo para um novo mandato. “Acolho com gratidão essa minha recondução à função de reitor da Unisinos. Agradeço também a possibilidade de poder contar com o professor Artur por mais um quadriênio. Particularmente, sempre busquei cumprir com fidelidade e alegria as missões que recebi da Companhia de Jesus.”
Ao refletir sobre sua trajetória e missão como jesuíta e líder universitário, o reitor destacou o significado pessoal e espiritual de sua função. “Ser padre jesuíta é algo que me realiza e estar à frente da Unisinos é uma missão tanto difícil quanto realizadora. Com a graça de Deus espero cumprir essa missão com saúde, paz e sabedoria.”
Artur ressaltou a importância da recondução e o orgulho de seguir contribuindo com a trajetória da Universidade. Ele enfatizou o compromisso da instituição com valores fundamentais. “Tenho muito orgulho de trabalhar em uma Universidade que valoriza a ciência, a liberdade de expressão, a democracia, a diversidade e a inclusão. O mundo precisa, hoje, de instituições que professem os valores que a Unisinos segue no seu dia a dia, nas ações de cada um que trabalha conosco.”
Para o novo mandato, ele destacou que o foco estará em fortalecer o impacto regional e nacional. “Desejamos trabalhar em conjunto com nossos professores e funcionários para tornar a Unisinos uma universidade com ainda maior impacto na região onde atuamos e com relevância ainda maior no cenário do ensino superior brasileiro,
pela qualidade do seu ensino e da sua pesquisa.”
Com a recondução, a Unisinos inicia um novo ciclo de gestão, voltado ao fortalecimento de seu papel transformador na sociedade, reafirmando o compromisso com a excelência acadêmica, a inovação e os valores que guiam sua missão jesuíta.